Alter - Criptoback

Além de ser unidade de conta, reserva de valor e meio de pagamento, o dinheiro tem uma última propriedade, pouco discutida nas universidades e nos círculos econômicos: ser um sistema de controle.

Essa é a tese de Andreas Antonopoulus, cientista da computação, escritor do best-seller “Mastering Bitcoin” e um dos maiores palestrantes sobre bitcoin e tecnologias correlatas.

No vídeo abaixo, Antonopoulus, explica como o sistema atual dá enormes poderes para os Estados e retira o poder da população.

Esse sistema de controle se inicia em 1979, com a criação do Bank Secrecy Act de Richard Nixon. Esse ato espúrio do governo estadunidense resultou na abolição do padrão ouro e no maior golpe da história da humanidade. A partir desse momento as bases para o controle total do sistema financeiro foram lançadas, fazendo com que o sistema financeiro mundial virasse um apêndice dos Estados.

Alter - Criptoback

Sua conta bancária pode ser bloqueada por uma ordem aleatória de um juiz qualquer, o Estado pode congelar seus bens e os bancos podem impedir que você acesse o seu dinheiro, sem precisar de autorização alguma.

A primeira vista pode parecer uma teoria da conspiração, mas se olharmos mais de perto poderemos perceber que esse sistema de controle é usado e abusado por Estados, governos e grandes corporações.

Quer alguns exemplos?

Sistema de controle estatal

Image result for swift banking

Três anos após a destruição do padrão ouro, foi criada a SWIFT, uma associação de bancos sediada em Bruxelas. A ideia desse organização é ser um sistema de envio de mensagens, facilitando a transferência de dinheiro entre diversas instituições financeiros ao redor do globo.

Alter - Criptoback

Apesar da SWIFT ter sua sede em Bruxelas, seus servidores estão nos Estados Unidos. E os Yankes sabem se aproveitar dessa vantagem geográfica.

Recentemente o governo dos Estados Unidos bloqueou o acesso do Irã ao sistema de pagamentos internacionais da SWIFT, excluindo o país do Oriente Médio do comércio global.

Dessa forma os Estados Unidos conseguem controlar o sistema de pagamentos que rege o mundo.

O sistema de controle bancário

Partindo para outro exemplo, mas ainda um pouco longe da realidade de todos os brasileiros, temos os casos das exchanges de bitcoin.

Alter - Criptoback

Nesse caso os bancos utilizam de seu poder para destruir a concorrência, por diversas vezes as instituições bancárias bloquearam sem aviso prévio as contas das corretoras de bitcoin. Impedindo o acesso aos valores que de fato são da empresa, como também impedindo transações e, dessa forma, tentando excluí-las do sistema bancário.

Um exemplo recente aconteceu com a brasileira Foxbit, que do dia para a noite teve seus recursos bloqueados pelo banco governamental chamado de Caixa Econômica Federal.

Na Índia, a Zabpay ficou sem escolha e teve que mudar seu modelo de negócios.

O sistema de controle contra a liberdade de expressão

Agora vou partir para casos que impactam diretamente o direito dos indivíduos.

Alter - Criptoback

Começarei pelo Wikileaks, uma organização de jornalistas e ativistas que tiveram suas contas bloqueadas por todos os bancos e sistemas de pagamentos do mundo. O que eles poderiam ter feito para irritar aqueles que controlam o sistema de pagamentos global?

Em 2011 o Wikileaks publicou uma série de documentos que mostravam os Estados Unidos violando tratados internacionais e conspirações contra países aliados, até mesmo casos de espionagem.

A ação não foi apenas financeira, ela resultou em conspirações contra o fundador da organização, que ficou asilado na embaixada equatoriana até o dia de hoje, quando foi preso injustamente pelas autoridades inglesas.

A tentativa de sufocar financeiramente a organização e seus apoiadores não deu certo. Apesar da prisão de Assange, suas ideias continuam vivas e falando mais do que nunca.

Alter - Criptoback

Um caso icônico no Brasil se deu com Daniel Fraga, o youtuber que foi perseguido judicialmente e teve sua conta bancária congelada.

O grande crime de Fraga foi ter criticado diversas decisões judiciais contra a liberdade de expressão. A história completa desse campeão da liberdade na internet pode ser vista no vídeo de Izzy Nobre:

Por último vamos falar do humorista Danilo Gentili, recentemente ele foi condenado a 6 meses de prisão pela juíza Maria Isabel do Prado.

O humorista se expressou contra a deputada Maria do Rosário, que utilizou da máquina pública para intimidar Danilo a retirar críticas feitas contra ela no Twitter.

Alter - Criptoback

Com muito humor e indignado pela situação, Gentili  publicou um vídeo repudiando fortemente a ameaça da deputada, gerando o processo que resultou em sua condenação:

Dinheiro é liberdade de expressão

Mas existe uma diferença fundamental entre todos esses casos que eu contei e o do Danilo Gentili. Tanto as exchanges, o Wikileaks e o Daniel Fraga conseguem se expressar sem necessariamente precisar participar do sistema de controle descrito por Antonopoulos.

A diferença é o Bitcoin! A criptomoeda vem para mudar a lógica do sistema, não é mais o Estado ou corporação que tem poder sobre o seu dinheiro, você vira sua própria nação, juíz e banco.

O Wikileaks sobreviveu ao embargo bancário graças a doações de bitcoin, Daniel Fraga lutou contra o corporativismo judiciário alocando todos os recursos financeiros em bitcoin e algumas exchanges que foram banidas de operar com os bancos em seus países estão sobrevivendo apenas de transações de criptomoedas (é o caso da Zebpay e da Buda).

Alter - Criptoback

O dinheiro é liberdade de expressão, e não sou eu que estou falando isso. A própria Suprema Corte dos Estados Unidos reconheceu essa afirmação, o caso Citizens United v. FEC ficou marcado ao defender que a primeira emenda da constituição também cobria o uso de dinheiro para financiamento de atividades legais.

O sistema descentralizado de publicação de mensagens pela internet chamado de Bitcoin é o que temos de mais avançado contra a censura.  O Bitcoin é a liberdade de expressão do dinheiro.

Enquanto o dinheiro do sistema de controle existir ele será usado para calar opositores, prender ativistas e matar a liberdade de expressão. Estamos em um momento crucial, a escolha é nossa. Em qual sistema você quer viver?


Invista em criptomoedas com segurança, alta liquidez e as menores taxas do mercado.

NovaDAX: a exchange mais completa do Brasil com mais de 25 criptomoedas listadas e a melhor nota de atendimento ao cliente.

Conheça novadax.com.br