O mercado de criptomoedas amanhece lateralizado e atento a cada nova notícia em relação às exchanges.
O bitcoin inicia o dia abaixo de US $17.000; no gráfico de 2 horas, ele indica uma lateralização entre a região dos US $13.000 até a região dos US $18.500.

O indicador de volume no gráfico aponta para uma maior movimentação e interesse de compradores na região dos US $13.300. Quando colocamos o gráfico no tempo semanal, conseguimos notar a média móvel de 8 e 21 períodos apontando para baixo, o que indica que o bitcoin poderá de fato ir em direção aos US $13.000.
Toda a área indicada no gráfico em um “caixote” vermelho será a região de disputa de preços entre compradores e vendedores, que poderá deixar o bitcoin estacionado ali por semanas ou até meses.
Leis da natureza no mercado financeiro
Podemos aqui citar leis de Newton, como ação e reação, até fazer uma analogia com o mercado de criptomoedas, ou falar mais sobre a sequência de Fibonacci, que hoje é uma das ferramentas mais utilizadas por traders em suas análises de preço e alvos a serem atingidos. Essas leis e ferramentas são utilizadas também na natureza, desde a formação de uma flor até todo o ecossistema do universo.
A seleção natural aplicada à natureza também é utilizada no mercado de criptomoedas. A lei da sobrevivência está cada dia mais evidente para os investidores, principalmente com tantos colapsos que vêm acontecendo ao decorrer da criação desse novo mercado. Exemplos esses são a Quadriga CX exchange, que já virou até uma série da Netflix), Mt.Gox, Luna, 3AC, Celsius, FTX… agora o alvo é a BlockFi.
No The Wall Street Journal, foi publicada uma matéria mencionando que a credora de criptomoedas BlockFi Inc. está preparando um possível pedido de falência depois de interromper as retiradas de depósitos de clientes e reconhecer que tem “exposição significativa” à bolsa falida FTX. Junto à BlockFi está também a Liquid, corretora japonesa que anunciou a suspensão de saques.
Ao contrário de todas essas imagens negativas, está o aprendizado e a proteção do patrimônio. Dados da Glassnode publicados no Twitter apontam a saída de mais de 106 mil BTC de exchanges de criptomoedas para carteiras privadas, apontando níveis recordes em meio ao efeito dominó criado pelo recente caso da FTX.
Fear & Greed Index indica medo
O gráfico abaixo analisa o sentimento do mercado de criptomoedas. Esse indicador já está há semanas no período de medo extremo; hoje, está em 23 pontos, um ponto abaixo da semana passada.

No momento da escrita desta matéria, o bitcoin está precificado em R$89.600, com alta de 0,23% nas últimas 24 horas, e o ether está em R$6.560, registrando queda de 2,28 nas últimas 24 horas segundo dados do CoinGoLive. Em dólar, o BTC está cotado em US $16.620 e o ETH em US $1.217.
Índices do mercado cripto
A capitalização de mercado de criptomoedas hoje está acima de US $836 bilhões, com o volume de negociações nas exchanges a pouco mais de US $63 bilhões nas últimas 24 horas. A dominância do Bitcoin se mantém em 38.3% e a do Ethereum é de 17,9%.
Para seguir acompanhando o momento do mercado cripto e das principais criptomoedas, vem para o Discord da Foxbit para conversar com a nossa comunidade de traders e especialistas que estão sempre ligados nos principais acontecimentos do mercado!