Coingoback

Michael Saylor, o empreendedor que surpreendeu o mercado após investir mais de US$ 1 bilhão da sua empresa em bitcoin, explicou como ele não enxerga seu movimento como especulação.

Em conversa com Andrew Henderson, fundador do Nomad Capitalist, Saylor disse que o cenário mais provável para a inflação é de cerca de 15% ao ano até 2025 em vez de 5% ao ano. Segundo ele, 2020 foi o ano em que o custo de capital subiu de 5% para 15% para todo mundo por conta das políticas monetárias expansionistas dos Estados Unidos.

“Se você não conseguisse um retorno de 5 a 8% nos seus investimentos, você diria ‘eu não estou acompanhando o ritmo’, certo? O S&P500 tinha um retorno médio de 8% no ano ao longo da década. Faz sentido ter um retorno de 8% contra o custo de capital de 5%, [ou seja], se o retorno ao ano livre de risco é de 5%.”

Hoje, o custo de capital deve subir de maneira intensa, de acordo com análise de Saylor. “Agora, o único jeito de superar a taxa mínima é subir 20% como Amazon, Google ou Facebook. Você tem que ser uma excelente e gigante empresa de tecnologia ou você tem que alavancar. Tomar bilhões emprestado, comprar de volta suas ações, investir metade [do dinheiro da empresa] e alavancar seu fluxo de capital…”

Porém, as empresas alavancaram por uma década, as taxas de juros chegaram a praticamente zero ao redor do mundo e todos os ativos estão impulsionados por essas medidas expansionistas. O que sobra?

Segundo Saylor, a depreciação do dinheiro não é um problema tão grande quando se perde 5% ao ano, pois você perde metade do seu poder de compra em 12 anos. “Ok, você pode pensar sobre isso por um ou dois anos.”

Mas quando a oferta monetária cresce em 15% ao ano, você perde metade do seu dinheiro em 4 anos. “Agora, você começa a pensar ‘bem, metade da minha riqueza vai embora se eu não fizer um bom investimento, e todo investimento está ficando mais difícil.'”

Foi esse o pensamento que tirou o empresário da sua zona de conforto para pesquisar por algo novo e descobrir a fundo as vantagens do Bitcoin, um dinheiro digital, escasso e a prova de censura. De acordo com Saylor, é assim que a maior parte das pessoas está descobrindo esse ativo, a cada ano que passa a necessidade por uma boa reserva de valor é maior.

Para Michael Saylor, o ouro é muito lento para o século XXI e portanto o bitcoin é a sua evolução programável e que se move na velocidade da luz. “[Bitcoin] não é um ativo especulativo, é uma rede monetária digital que é um milhão de vezes melhor que as redes monetárias físicas e o sistema monetário de papel que está substituindo.”, disse.

Veja também: “Todo mundo deveria ter exposição ao bitcoin”, diz CEO da XP Guilherme Benchimol

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br