O Bitcoin e o mercado de criptomoedas estão alcançando volumes de negociação que começam a ser relevantes para a economia mundial. Seria esse o momento em que os governos começam a olhar seriamente para o BTC? O proeminente apresentador Waqar Zaka afirmou que o Bitcoin tornará o Irã um dos países mais ricos do mundo.

O governo do Irã, que em outro momento chegou a proibir o uso das criptomoedas no seu território, agora é um dos países envolvidos com o Bitcoin. O país, com 82 milhões de habitantes, possui 45 mil mineradoras de BTC. Além disso, o governo está utilizando a criptomoeda para evitar as sanções americanas no sistema SWIFT e também anunciou que comprará os bitcoin produzidos pelos mineradores locais.

O país, ao lado da Venezuela, é um dos mais envolvidos com a criptomoeda, e isso pode de fato trazer bons lucros para os países envolvidos com o BTC nos próximos anos. 

Leia mais: [Importante] Primeiro Banco Central do mundo a usar bitcoin é anunciado


Quer ganhar Bitcoins?
A gente te ajuda nisso.
Abra uma conta grátis!


 

O ouro digital

Os governos, apesar de possuírem suas próprias moedas fiduciárias locais, são os maiores detentores de ouro do mundo. Estimativas apontam que cerca de 1 quinto do ouro mundial está sob custódia de bancos centrais. Apenas os Estados Unidos possuem uma reserva estimada de 8,1 mil toneladas do metal amarelo.

Da mesma forma como investidores privados têm incentivos econômicos para alocar recursos em ativos com potenciais de valorização, governos também podem se interessar pelo Bitcoin exatamente como fazem com o ouro.

Veja também: Tesla compra Bitcoin e criptomoeda dispara

No momento, vemos um fluxo grande de capital proveniente de empresas e investidores institucionais adentrando no mercado das criptomoedas. No futuro, veremos governos e países guardando o BTC como parte da reserva de tesouraria? 

Caso o BTC venha a se tornar a principal reserva de valor da humanidade, ultrapassando o ouro, certamente os países que adotarem as criptomoedas em estágios iniciais terão bons retornos. 

Isso seria o suficiente para tornar o Irã um dos países mais ricos do mundo? Essa é uma pergunta difícil de ser respondida, visto que o país não informou qual a quantidade de bitcoin que eles possuem em suas reservas, nem foi dito se existem interesses de compras futuras em larga escala.

Leia mais: Agora é arriscado para instituições não investirem em bitcoin, diz CSO da CoinShares


 

BitPreço, o maior marketplace da América Latina. Compare os preços das principais exchanges do Brasil e mundo, e compre Bitcoin, Ethereum e USDT pelo melhor preço sempre.

Crie sua conta grátis agora!