Os ataques ao Bitcoin SV se intensificaram nos últimos meses e o último deles foi devastador e pode afetar o criptoativo para sempre.

O Bitcoin SV sofreu um ataque de 51%, reorganizando mais de 10 horas de blocos minerados e 500 mil transações, segundo o analista Nikita Zhavoronkov da empresa de dados da Blockchair.

“Correção: o reorg foi de 100 (!) blocos de limpeza profundas eliminando transações de 570k. Era apenas o nosso sistema de alerta que não esperava alguém tentando reverter toda a blockchain e parou aos 18 blocos. Bem, existem alguns riscos associados à transação em blockchains de baixa hashrate”, relata Nikita ao ficar surpreso com o tamanho do ataque.

transações bsv

O ataque de 51% acontece quando um minerador ou um grupo de mineradores com mais de 50% do poder de mineração da rede resolve utilizar o poder computacional superior para minerar blocos escondidos mais rápido do que a rede principal. Como o blockchain obedece à regra da cadeia mais longa – onde foi gasto mais hash – então o atacante consegue reverter o histórico de transações. 

Contudo, quanto mais transações e blocos minerados mais difícil é reverter as transações, pois o minerador precisaria gerar novamente todos os blocos e ainda superar a taxa de geração de blocos atual da rede. 

Entretanto, quando seu blockchain usa um mesmo algoritmo de mineração que outra moeda cujos mineradores têm centenas de vezes o poder computacional da sua, o trabalho fica mais fácil. É o caso do Bitcoin SV (BSV) e o Bitcoin (BTC), ambos usam o mesmo algoritmo:

Hashrate da rede do Bitcoin x Bitcoin SV
Hasharate de Bitcoin SV de vermelho x BTC de dourado 

O ataque pode ter sido uma retaliação ao processo envolvendo a retirada do White Paper do Bitcoin do ar no Reino Unido, no qual grandes apoiadores do Bitcoin SV entrarem em um processo contra o Bitcoin.org alegando que o criador do Bitcoin SV é dono do paper. Como o dono do site é anônimo ele não compareceu na corte e a justiça determinou a retirada do paper do ar.

Leia mais sobre a história em: Bitcoin.org deve tirar white paper do ar, determina Justiça de Londres

Esse é o maior ataque de reorganização de blocos da historia e um real problema para quem utiliza criptomoedas cujo hashrate é minoritário. De acordo com o site crypto51, que calcula o custo de ataques 51%, 1 hora de ataque ao BSV custa apenas US$4920,00

Custo para atacar uma criptomoeda
Custo estimado de hashrate

Fonte: Crypto51, Nikzh

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br