A maior parte do mercado de criptomoedas conseguiu um respiro desde o banho de sangue de 2022, e a capitalização de mercado do Bitcoin (BTC) já ultrapassou alguns dos principais ativos do mercado de ações, incluindo o JPMorgan Chase (JPM).
Por um momento, a capitalização de mercado do Bitcoin ficou na frente também da Tesla, com o criptoativo ultrapassando a marca dos US $440,55 bilhões, enquanto a do fabricante de veículos elétricos, dirigida por Elon Musk, ficou em US $421,30 bilhões, de acordo com os dados do CompaniesMarketCap recuperados em 23 de janeiro.
De fato, o principal ativo financeiro descentralizado (DeFi) tem aproveitado o impulso do otimismo cripto em 2023, com cerca de US $39,02 bilhões adicionados à sua capitalização de mercado em uma única semana, enquanto a capitalização global do mercado cripto recuperou a marca de $1 trilhão de dólares.
Análise do preço do bitcoin
No momento da redação, o Bitcoin está sendo negociado a US $22.867, o que representa um aumento de 0,3% no dia, 8% na semana, e 35% nos últimos 30 dias, conforme informações do CoinGecko.
Com sua atual capitalização de mercado, o Bitcoin permanece no topo da lista de todas as criptomoedas por este indicador, seguido pelo Ethereum (ETH).

Apesar dos números positivos, o motivo mais forte para que o Bitcoin tenha ultrapassado a Tesla em capitalização de mercado não foram os ganhos da criptomoeda, e sim as perdas sofridas pela empresa de Musk que, no momento da redação, já havia ultrapassado o BTC novamente.
JPMorgan acha que o Bitcoin é uma fraude
Depois de publicamente expressar que o o Bitcoin é um esquema ponzi descentralizado, Jamie Dimon, o CEO do JPMorgan Chase, havia dito em sua participação num programa da CNBC em 19 de janeiro que “o Bitcoin é uma fraude hypada.”
No entanto, no momento da redação, a capitalização de mercado do líder global em serviços financeiros havia caído 0,32%, chegando ao total de US $401,48 bilhões, quatro posições atrás da principal criptomoeda no top 20 ativos por capitalização de mercado de hoje.
O primeiro lugar nessa lista é o ouro, com uma alta de 0,10% no dia e a capitalização de mercado em US $12.738 trilhões.
Leia também: