Com a recente alta do Bitcoin, com a criptomoeda ultrapassando a sua máxima histórica, o BTC ultrapassou o dólar canadense e se tornou a 10ª maior moeda em capitalização de mercado, pelo menos através do agregado monetário M1, utilizado para medir a base monetária das moedas fiat, como euro, dólar e real.

O “M1 money supply” mede a quantidade total de moeda em circulação, incluindo papel moeda mais os depósitos bancários mantidos por instituições, governos, empresas públicas e o setor privado da economia. A métrica é menos abrangente que o M2 e o M3, sendo o M3 a métrica mais ampla.

Com a impressionante bull run dos últimos meses, o BTC se aproxima dos gigantes da economia global, e agora compete diretamente com as moedas das maiores economias do mundo. Confira a lista:

M1 stock money - Fonte: Loop.
M1 stock money – Fonte: Loop.

Para alcançar o primeiro lugar, o Bitcoin precisará crescer mais de 10 vezes de tamanho para chegar aos US$12 trilhões do euro. Ao alcançar esse patamar, o BTC também ultrapassaria o ouro, avaliado em torno dos US$10 trilhões.

Para muitos investidores, especialmente para Michael Saylor, CEO da MicroStrategy, empresa que adquiriu mais de 90 mil bitcoins como parte da sua estratégia de tesouraria, é praticamente inevitável que o BTC ultrapasse o metal precioso.

Existem 10 trilhões de dólares de energia monetária no ouro nesse momento, eventualmente […] eu digo, cada ator privado se moverá [do ouro] para o bitcoin. Olhe para cada classe de ativo nos últimos seis meses. Olhe para o ouro, olhe para a Nasdaq, olhe para os títulos de dívida […] eles não estão indo a nenhum lugar. O que está funcionando? Bitcoin está funcionando, afirmou Saylor.

Essa tese se baseia na ideia de que a criptomoeda é uma versão digital superior ao ouro físico, possibilitando não somente um ativo escasso, fracionário e perene, mas também uma rede monetária descentralizada para envio de valores.

Em quanto tempo você acha que o BTC ultrapassará todas as moedas do mercado? Deixe sua opinião na seção de comentários abaixo. 

Leia mais: Maior estrela da CNBC afirma que quer ser pago em Bitcoin

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br