Os desenvolvedores do Bitcoin Cash estão aprendendo uma dura lição, a governança excessivamente centralizada destrói a diversidade de clientes e da própria rede.

Como anunciamos há alguns meses, a equipe de desenvolvimento do Bitcoin Cash ABC anunciou uma agenda de melhorias para a rede, incluindo assinaturas de Schorr e uma possível criação do equivalente a uma Lightning Network.

https://cointimes.com.br/bitcoin-cash-upgrade/

Até aí tudo certo, mas ficamos sabendo agora que essas mudanças foram feitas de forma extremamente centralizada. É o que dizem os desenvolvedores do cliente Bitcoin XT, um dos 7 softwares usados para fazer a rede Bitcoin Cash funcionar.

Para os criadores do Bitcoin XT, a estratégia de forks agendados não é representativa:

Cointimes Awards

Eles perseguem a estratégia de hard forks agendados em intervalos regulares. Tal estratégia permite que a implementação majoritária (BitcoinABC) se tornem os guardiões efetivos do conteúdo do fork e isso é qualquer coisa menos representativo. As datas limites aleatórias para os forks são centralizadas…

Por conta desses problemas os desenvolvedores do Bitcoin XT vão abandonar o projeto. O editor chefe da revista Bitcoin Magazine comentou:

O Bitcoin Cash está aprendendo da maneira mais difícil que hard forks regulares são uma força centralizadora.

Depois do Bitcoin Classic e Bcash jogarem a toalha, e Bitcoin SV se separar, Bitcoin XT também está saindo.

Cointimes Awards

É por esse motivo que as decisões no Bitcoin são feitas com certo consenso entre as partes. Além disso, é preferível sempre o uso de soft forks, pois eles são menos traumatizantes e tendem a manter a rede unida.

O fork (upgrade) do Bitcoin Cash ocorrerá no dia 15 de maio, é possível que ele não seja contencioso, ou seja, provavelmente não existirá distribuição de novas moedas.


Invista em criptomoedas com segurança, alta liquidez e as menores taxas do mercado.

NovaDAX: a exchange mais completa do Brasil com mais de 25 criptomoedas listadas e a melhor nota de atendimento ao cliente.

Conheça novadax.com.br