Os desenvolvedores do Bitcoin Cash estão aprendendo uma dura lição, a governança excessivamente centralizada destrói a diversidade de clientes e da própria rede.
Como anunciamos há alguns meses, a equipe de desenvolvimento do Bitcoin Cash ABC anunciou uma agenda de melhorias para a rede, incluindo assinaturas de Schorr e uma possível criação do equivalente a uma Lightning Network.
Até aí tudo certo, mas ficamos sabendo agora que essas mudanças foram feitas de forma extremamente centralizada. É o que dizem os desenvolvedores do cliente Bitcoin XT, um dos 7 softwares usados para fazer a rede Bitcoin Cash funcionar.
Para os criadores do Bitcoin XT, a estratégia de forks agendados não é representativa:
“Eles perseguem a estratégia de hard forks agendados em intervalos regulares. Tal estratégia permite que a implementação majoritária (BitcoinABC) se tornem os guardiões efetivos do conteúdo do fork e isso é qualquer coisa menos representativo. As datas limites aleatórias para os forks são centralizadas…”
Por conta desses problemas os desenvolvedores do Bitcoin XT vão abandonar o projeto. O editor chefe da revista Bitcoin Magazine comentou:
“O Bitcoin Cash está aprendendo da maneira mais difícil que hard forks regulares são uma força centralizadora.
Depois do Bitcoin Classic e Bcash jogarem a toalha, e Bitcoin SV se separar, Bitcoin XT também está saindo.”
BCH is learning the hard way that regular hard forks are a centralizing force.
— Aaron van Wirdum (@AaronvanW) May 8, 2019
After Bitcoin Classic and Bcash threw in the towel, and Bitcoin SV split off, Bitcoin XT is also calling it quits. https://t.co/iEArWOzg3m
É por esse motivo que as decisões no Bitcoin são feitas com certo consenso entre as partes. Além disso, é preferível sempre o uso de soft forks, pois eles são menos traumatizantes e tendem a manter a rede unida.
O fork (upgrade) do Bitcoin Cash ocorrerá no dia 15 de maio, é possível que ele não seja contencioso, ou seja, provavelmente não existirá distribuição de novas moedas.