Em 2016 a Bitfinex sofreu uma das maiores falhas de segurança da história das criptomoedas e foi hakeada em 120 mil bitcoins. Quatro anos depois, a exchange busca o hacker e os bitcoins oferecendo centenas de milhões de dólares.

A Bitfinex anunciou nesta terça-feira que dará uma recompensa para qualquer pessoa que consiga colocá-la em contato com o hacker de 2016 e também para quem consiga recuperar os fundos roubados.

“As recompensas agregadas disponíveis sob este programa podem valer até aproximadamente US $ 400 milhões ao preço atual do BTC, se todos os bitcoins forem totalmente recuperados. Os bitcoins roubados menos custos  derecuperações em 2019 valem US $ 1,344 bilhão hoje, com 30% desse valor sendo igual a US $ 403.288.427.”

disse a Bitfinex

Pelo contato, a corretora pagará 5% do valor total recuperado. Já quem conseguir os fundos vai ficar com 25% do valor. 

“Para confirmar a identidade dos hackers, solicitaremos que 1 Satoshi seja enviado do endereço da carteira responsável pelo hack para um endereço especificado pela Bitfinex. Trabalharemos para garantir que isso possa ser feito com segurança, protegendo assim as identidades de todas as partes, e a Bitfinex se reserva o direito de impor condições a qualquer transferência, a fim de verificar reivindicações e garantir um processo seguro.”

afirmou a corretora

Em fevereiro de 2019, o governo norte-americano conseguiu apreender 27 bitcoins  dos 120 mil roubados (menos de 0,02%). Os valores foram devolvidos aos usuários que sofreram com o hack.