Passfolio

O gigante dos investimentos BlackRock alertou sobre a improbabilidade de que os mercados retomem a tendência ascendente desfrutada durante grande parte da década antes da pandemia do Covid ter revirado a economia global.

O BlackRock Investment Institute disse que os mercados globais estão saindo de um período de “grande moderação,” e que os investidores devem estar preparados para navegar em águas agitadas num futuro próximo.

O relatório do banco sugere que “o período de crescimento constante e inflação” terminou. Em vez disso, “estamos enfrentando um novo mundo de maior volatilidade macro, e maiores retornos para investimentos de risco, tanto para títulos como para ações.”

O BlackRock acredita que a “inflação persistente em meio a oscilações bruscas na atividade econômica” só mudará quando o crescimento se estagnar, ou seja, parar de cair. Por isso, o relatório afirma permanecer a favor das ações em um “horizonte estratégico,” mas esperam uma performance abaixo das expectativas de mercado no curto prazo.

Passfolio

As estratégias de “comprar na queda” e de carteira tradicional dividida entre 60% de ações e 40% de títulos não funcionam mais, disse BlackRock. Pelo menos não até esse momento de 2022, com as ações caindo em um mercado de baixas e a alta das taxas de juros do Banco Central dos EUA.

Além disso, “os investidores são compensados por possuírem crédito hoje em dia. A maior parte dos ativos de renda fixa está rendendo 4% ou mais pela primeira vez em mais de uma década,” de acordo com o relatório, cuja visão cobre os próximos 6 a 12 meses. 

Leia também:

Passfolio