A New York Times Company revelou novos detalhes relacionados aos seus experimentos de publicação em blockchain para combater fake news, revelados pela primeira vez pelo CoinDesk em março.

Recomendações de notícias:
++ CEO da Ripple oferece “solução trilionária” aos bancos
++ Banco estatal francês investe na Lightning Network do Bitcoin

Um projeto da New York Times contra as fake news

Publicado terça-feira, um novo site para o News Provenance Project explica como a equipe de Pesquisa e Desenvolvimento do jornal planeja usar o blockchain autorizado do Hyperledger Fabric para autenticar fotografias de notícias em parceria com o IBM Garage, o programa acelerador da gigante de tecnologia.

O projeto visa combater a desinformação e a mídia adulterada, que, segundo ele, prejudica pequenos e grandes editores. “Os leitores [que] são enganados acabam ficando fatigados e apáticos às notícias”, diz o site.

O New York Times e as empresas parceiras estão executando uma prova de conceito de julho até o final de 2019 para encontrar uma maneira de manter a confiança nos arquivos digitais.

O projeto tem como objetivo armazenar os “metadados contextuais” de uma notícia em uma blockchain, incluindo quando e onde uma foto ou vídeo foi gravado, quem a tirou e informações sobre como ela foi editada e publicada.

A idéia é criar um “conjunto de sinais que possam viajar com a mídia publicada em qualquer lugar em que o material seja exibido”, diz o site, inclusive nas mídias sociais, em bate-papos em grupo e nos resultados de pesquisa.


Invista seu dinheiro para realizar seus maiores sonhos, quer saber como investir em Bitcoin? Do zero ao limite, aprenda agora, é de graça!


Como o Blockchain pode resolver o problema

A tecnologia Blockchain é declarada como a tecnologia emergente para revolucionar a maneira como as informações são produzidas e disseminadas.

Devido à natureza da rastreabilidade, transparência e descentralização da blockchain, o problema das notícias falsas pode ser tratado com eficácia.

A plataforma habilitada para blockchain pode fornecer aos leitores on-line uma maneira confiável de verificar o conteúdo e sua origem.

Você pode ler uma explicação mais detalhada sobre o funcionamento dessa solução no site LeewayHertz.