Com a China avançando com uma moeda digital própria e avanços no mercado de moedas privadas, o governo dos Estados Unidos deverá criar uma moeda digital (CBDC na sigla em inglês) em breve. 

Segundo um relatório dos estrategistas Alkesh Shah e Andrew Moss do Bank of America (BofA) as moedas digitais dos bancos centrais “são uma evolução inevitável das moedas eletrônicas hodiernas”. 

Os analistas indicam que o FED lançará sua própria moeda digital entre 2025 e 2030. O BC norte-americano soltou um documento relatando os principais pontos positivos e negativos da criação de uma CBDC. 

“Embora um CBDC possa fornecer uma opção segura de pagamento digital para famílias e empresas à medida que o sistema de pagamentos continua a evoluir, e pode resultar em opções de pagamento mais rápidas entre os países, também pode haver desvantagens.

Eles incluem como garantir que um CBDC preservaria a estabilidade monetária e financeira, bem como complementaria os meios de pagamento existentes. Outras considerações políticas fundamentais incluem como preservar a privacidade dos cidadãos e manter a capacidade de combater as finanças ilícitas.”

Florescimento das stablecoins

Enquanto o dólar digital não aparece, poderemos ver o florescimento de moedas digitais privadas pareadas no dólar.

“Esperamos que a adoção e o uso de stablecoin para pagamentos aumentem significativamente nos próximos anos, à medida que as instituições financeiras exploram a custódia digital de ativos e soluções de negociação e à medida que as empresas de pagamentos incorporam a tecnologia blockchain em suas plataformas”, disse o relatório. 

Atualmente, o valor de mercado das principais stablecoins se aproxima dos US$200 bilhões. Elas são usadas como um refúgio para bitcoiners em tempos de queda, também são extremamente úteis em protocolos DeFi e estão cada vez mais integradas com e-commerces. 

A NovaDAX está cheia de novidades!

Uma das maiores corretoras de criptoativos do Brasil agora ZEROU as taxas para saque em real!

A NovaDAX também conta taxa zero para transações de Bitcoin e mais de 110 moedas listadas, com saque disponível na hora e alta liquidez. 

As criptomoedas com as melhores taxas do mercado! Basta ativar o programa gratuito Novawards e aproveitar taxas reduzidas em até 75%.

Conheça ainda o Cartão NovaDAX e peça já o seu.