Podcash #06 – Bolsonaro x Bebianno, KROTON e Estácio em queda, lava-jato da educação, robôs, Uber


O dia de hoje foi bem movimentado. Abrimos o nosso podcash #06 falando da briga entre a família Bolsonaro e o Bebianno, um dos ministros do Bolsonaro. Os ânimos se acirraram com a possibilidade de Bebianno estar sendo o vazador oficial de informações da presidência direto para a imprensa. Bolsonaros chamam ministro de mentiroso e a tendência é que ele seja exonerado. Com isso, o mercado fica esperando uma definição, com medo de afetar a reforma da previdência. Ibovespa fecha no negativo por hoje e dólar com quase 1% de alta.

Bolsonaro também anunciou a Lava-jato da educação para apurar irregularidades nas bolsas do ProUni e no MEC. Como consequência, investidores se livram de papéis da Estácio e da Kroton, que operam em forte queda.

Temos também investidores de elite utilizando robôs e inteligência artificial para fazer operações de trade e investimentos. Isso pode se tornar uma tendência, visto que robôs podem operar com mais racionalidade do que os seres humanos, além de serem melhores com operações que demandam alta frequência.

A Uber fechou 2018 no prejuízo de 1,8 bilhão de dólares, um número menor do que 2017. Isso é justificado por conta do modelo de startups, que prevê uma grande expansão e criação de escala para depois vir uma grande receita. É o que a Uber está tentando fazer desde a sua fundação.

Bill Gates afirmou que uma alternativa para diminuir a dívida dos EUA é taxar os mais ricos. Ou seja, ele quer que o governo americano confisque dinheiro dos mais ricos para pagar uma dívida feita pela expansão de gastos. Vai saber o que ele pensa.

Podcash #06 – Pump do Bitcoin, Ethereum +13%, Multisig na Liquid, Grin na Polo

O mercado de criptomoedas acordou muito feliz com um pump de 7% no Bitcoin e +13% no Ethereum. Por falar em Ethereum, o nosso escritor Tasso Lago deu a call aqui no Cointimes na sexta-feira. Quem seguiu a dica conseguiu pegar pelo menos 10% de lucro em 5 dias. Ou seja, rendeu mais que a poupança rende em dois anos. Tá bom para você?

A blockstream colocou uma nova assinatura no sistema da Liquid, que é uma solução feita para aumentar a capacidade do Bitcoin de fazer transações. Falando em capacidade de transações, a Grin entrou na Poloniex, uma das maiores exchanges de criptomoedas do mercado. Ela está com 75% de desconto nas taxas de compra e venda. Além disso, as taxas arrecadadas serão convertidas para ajudar o time da Grin. Interessante, não?