Passfolio

A adoção do Bitcoin em El Salvador foi um dos principais motivadores do uso do Lightning Network, a segunda camada do Bitcoin. 

Desde a sua criação em 2015, a Lightning Network (LN) tem conquistado aos poucos a confiança dos usuários de Bitcoin (BTC), mas 2021 tem sido um ano chave para o desenvolvimento e adoção dessa tecnologia.

Lightning Network triplicou sua capacidade 

A rede descentralizada de micropagamentos instantâneos conhecida como Lightning Network facilita o manuseio de um alto volume de transações Bitcoin sem a necessidade de delegar a custódia de fundos a terceiros de confiança.

O número de nós na rede Lightning passou de 8.288 para 19.148 ao longo de 2021, um crescimento de mais de 130%. Neste mesmo ano, 47.000 novos canais foram adicionados à Rede Lightning, o que implica um acréscimo de 125%.

Passfolio

Quanto à capacidade da LN, que se refere à quantidade de valor que pode ser enviada simultaneamente por esta rede, ela triplicou ao longo de 2021

segunda camada lightning network triplicou em 2021
Em 2021, a capacidade da Lightning Network adicionou 2.250 bitcoins aos 1.058 BTC que já possuía – Fonte: Bitcoin Visuals

Em apenas 12 meses, a rede de micropagamento passou de 1.058 para 3.308 bitcoins em capacidade. No entanto, se considerados os valores em USD, o valor cresceu 500%, passando de 30 milhões de dólares para 150 milhões de dólares. No entanto, se considerados os valores em USD, o valor cresceu 500%, passando de 30 milhões de dólares para 150 milhões de dólares. 

Acompanhando a adoção da Lightning Network em 2021

O crescimento exponencial da Lightning Network nos números que acabamos de mostrar se deve a dois fatores cruciais para essa tecnologia: o desenvolvimento e a adoção da tecnologia. Em ambos os campos, a rede Lightning fez um progresso notável em 2021.

Exodus, a carteira de criptomoedas, recentemente adicionou a opção de enviar e receber bitcoins através da Lightning Network. Até agora, apenas usuários de seu aplicativo móvel, Android ou iOS, têm acesso ao uso do LN. Paxful é outra carteira que desde setembro de 2021 permite o envio e recebimento de bitcoins com a rede Lightning.

O Twitter, embora o fizesse de forma indireta, também integrou o envio e o recebimento de micropagamentos à Rede Lightning. Para isso, a rede social fez aliança com o aplicativo Strike, que facilita o envio de dicas pelo LN. 

Entre as corretoras de criptomoedas que adotaram o uso da Lightning Network em 2021 estão: OKEx, OKCoin, Decred e BitNovo. Algumas, embora anteriormente tivessem suporte para a Lightning Network, em 2021 eles adicionaram novas ferramentas que também usam o LN para enviar BTC. 

A expectativa era de que até 2021 a bolsa norte-americana Kraken integrasse a Lightning Network à sua plataforma, como afirmaram em seu blog no final de 2020. Porém, o ano acabou e a notícia nunca veio.

A Blockstream, uma empresa dedicada ao desenvolvimento de ferramentas para melhor uso do Bitcoin, fez alguns lançamentos interessantes no ano passado. Um deles foi o Greenlight, uma ferramenta que torna mais fácil para usuários menos experientes gerenciar um nó da Lightning Network. 

Este nó é executado na nuvem da empresa, embora o administrador mantenha a custódia de seus fundos e chaves privadas. A outra ferramenta trazida pelo Blockstream é o LNsync, que acelera a sincronização de nós LN que foram desconectados ou offline. 

Além dos desenvolvimentos tecnológicos na rede, um dos principais motivadores do uso da tecnologia de segunda camada da rede bitcoin foi a aprovação do Bitcoin como curso legal em El Salvador pelo governolocal.  

Junto com o aumento do uso do bitcoin como forma de pagamento, veio um aumento notável no uso da Rede Lightning. 

Expectativas para 2022 

Em 2022, as expectativas para o avanço do Bitcoin e sua rede de micropagamento Lightning não são menores do que nos anos anteriores. O nível de desenvolvimento e adoção que o LN alcançou ao longo de 2021 confirma sua relevância para o sucesso do Bitcoin. 

A rede Lightning otimiza a verificação das transações em Bitcoin, a ponto de serem feitas quase que instantaneamente, e a comissão é praticamente zero. Embora o LN ainda tenha um longo caminho a percorrer para melhorar sua rede e simplificar seu uso, seu progresso tem sido constante até hoje.

Leia Mais:

A NovaDAX está cheia de novidades!

Uma das maiores corretoras de criptoativos do Brasil agora ZEROU as taxas para saque em real!

A NovaDAX também conta taxa zero para transações de Bitcoin e mais de 110 moedas listadas, com saque disponível na hora e alta liquidez. 

As criptomoedas com as melhores taxas do mercado! Basta ativar o programa gratuito Novawards e aproveitar taxas reduzidas em até 75%.

Conheça ainda o Cartão NovaDAX e peça já o seu.