As últimas semanas foram bastante desafiadoras em todo o mercado de criptomoedas, para dizer o mínimo. A capitalização total caiu mais de US$ 300 bilhões apenas nos últimos sete dias.
O Bitcoin, junto com a maioria das outras criptomoedas, está tendo problemas em termos de preço. No entanto, alguns indicadores técnicos podem sugerir que o fundo está se aproximando.
Nesta segunda-feira, o Bitcoin está enxergando queda de dois dígitos (13,5%) no gráfico semanal e é negociado a cerca de US$ 41 mil. O resto do mercado também caiu consideravelmente. Ethereum caiu 20%, BNB caiu quase 20%, Solana – 22% e assim por diante.
Um indicador amplamente utilizado – o Índice de Força Relativa (RSI) – pode sugerir que o fundo está se formando.
Esta é uma métrica que representa um oscilador de momentum e mede a velocidade e a mudança dos movimentos de preços. Ele oscila entre 0 e 100.
Tradicionalmente, quando o RSI está acima de 70, o ativo é considerado sobrecomprado e, quando está abaixo de 30, é considerado sobrevendido.
Ontem, 9 de janeiro, o RSI estava em seu ponto mais baixo desde o crash ocorrido em maio. A última vez que foi tão baixo foi em março de 2020 – durante a queda atribuída ao covid.
O que isso mostra é que em duas ocasiões distintas no passado não muito distante, quando o RSI do Bitcoin caiu para os níveis que está atualmente, isso marcou algum tipo de fundo local, e o preço aumentou substancialmente nos meses seguintes.
Outro possível indicador de fundo poderia ser o índice Bitcoin de medo e ganância – um medidor para o sentimento atual no mercado com base em vários critérios, como volatilidade, impulso do mercado, mídia social, pesquisas, dominância, tendências e assim por diante.
Atualmente, o índice mostra que o mercado está em um estado de “medo extremo”, como esteve durante algumas semanas.
Leia mais: