Cointimes

Por que você deve manter sua boca fechada sobre bitcoin

boca fechada

Após comprar bitcoin, você pode querer falar sobre essa decisão para todos seus amigos e familiares, ou, pior, anunciar nas redes sociais. Não faça isso.

Conversar sobre bitcoin e discutir sobre tecnologia é quase inevitável, e até saudável, mas o que pode se tornar um problema para você no futuro é não cuidar da privacidade financeira.

Conhecendo o histórico de crescimento exponencial do bitcoin, não é improvável que no futuro os seus bolsos atraiam a atenção de malfeitores. E não ache que a criptografia irá te salvar de perder seus ativos digitais, um ataque de baixo custo pode tomar tudo de você.

tirinha do xkcd
Tirinha do xkcd, traduzida por Cointimes em 2019.

A melhor forma de evitar um ataque físico contra você e suas posses digitais, especialmente se você não utiliza esquemas de multi-assinatura para proteger seus fundos, é simplesmente se manter fora de cogitação para os assaltantes.

Isso inclui não participar de joguinhos e correntes em redes sociais que te colocam na mira de bandidos.

Tweet
Tweet apagado e posteriormente reformulado do Mercado Bitcoin. Evite cair em más práticas de privacidade.

Para fins educacionais e de alerta, o engenheiro de software e ex-desenvolvedor do Bitcoin, Jameson Lopp, reuniu 91 ataques físicos direcionados a detentores de criptomoedas em uma página no github. Vamos ver alguns deles.

Roubos, sequestros e morte

Para roubar criptomoedas, muitas vezes avaliadas em milhões de reais, os criminosos estão dispostos a ir longe. Dois dos casos listados por Lopp aconteceram no Brasil, um morreu tragicamente e outro teve a esposa sequestrada.

Tenha em mente que não escrevo este texto para culpar as vítimas, mas relatar fatos e reforçar cuidados que você pode tomar para diminuir as chances de acontecer o pior.

Em maio de 2017, a mídia relatou que esposa de um dono de uma corretora havia sido sequestrada em Florianópolis. Os bandidos pediram R$5 milhões em Monero e Zcash, criptomoedas focadas em privacidade.

Felizmente, a vítima saiu ilesa e os criminosos não receberam o resgate. De acordo com a reportagem da Folha, inclusive, os malfeitores tinham conhecimento limitado sobre criptomoedas e nem tinham antecedentes criminais.

Em um caso mais recente, noticiado em agosto de 2021, o resultado foi trágico. Um trader de criptomoedas que mostrava uma vida de luxo nas redes sociais foi marcado como um alvo fácil e assassinado com pelo menos quatro tiros nas ruas do Rio de Janeiro, enquanto dirigia seu Porsche Boxter.

Precauções

Para não perder suas criptomoedas, a primeira coisa que você deve se preocupar é com a segurança da sua chave privada (também chamada de seed ou frase de segurança, muitas vezes em formato de 12 ou 24 palavras).

Segundo resultados de uma enquete no Twitter conduzida por Lopp, o desenvolvedor mencionado anteriormente, quase 40% dos bitcoiners consideram que a perda acidental é o maior risco para os seus ativos. Portanto, deve haver um equilíbrio entre facilitar ou dificultar o acesso à “senha do seu cofre”.

Você não quer que um sequestrador ou qualquer outro atacante tome seus fundos, mas também não quer deixar tão difícil que você mesmo possa esquecer onde enterrou a placa de aço onde você gravou cuidadosamente um código que, ao ser decifrado, resultaria em sua chave privada.

Comece fazendo backup de sua seed offline e considere um arranjo multi-sig se você tiver uma quantidade significativa de Bitcoin. Depois de criar e testar seus backups, verifique-os pelo menos uma vez por ano. É o que recomenda o especialista em segurança Lopp.

Em relação aos atacantes, Lopp destaca que ​a primeira camada de segurança deve ser sempre a privacidade:

“Não compartilhe detalhes financeiros íntimos com outras pessoas. Da mesma forma que é perigoso sair por aí exibindo dinheiro publicamente, é uma má ideia falar sobre seus bitcoins. A maioria das pessoas é fácil de encontrar.”

Por fim, de acordo com o levantamento de quase 100 ataques físicos registrados contra bitcoiners, a maior parte dos roubos hoje em dia acontecem em negociações presenciais de pessoa para pessoa. Então evite esse tipo de negociação ou pelo menos tenha atenção redobrada nessas ocasiões, principalmente evitando locais isolados.

Leia mais:

Leia outros conteúdos...

© 2024 All Rights Reserved.

Descubra mais sobre Cointimes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading