Passfolio

Uma das estratégias de Cathie Wood, CEO da Ark Invest, para resistir ao mercado de baixas e gerenciar riscos é através da consolidação.

Na terça-feira (28), Wood declarou que desde fevereiro de 2021 a empresa de investimento está reduzindo a sua carteira. Nesse período, o número foi cortado de cerca de 58 ações para apenas 34. 

O intuito, disse a CEO, é se concentrar nos nomes com “maior convicção.” Ela acrescentou ainda que, quando as pessoas investem na Ark, “elas sabem que estão se transformando de maneira disruptiva e inovadora. É isso que oferecemos, e não pretendemos oferecer mais nada.”

Por esse motivo, ao pensar em gestão de risco, Wood afirma que a Ark concentra suas carteiras nos nomes em que tem mais convicção. Para ela, isso implica que a consolidação seria um “controle de riscos.”  

Passfolio

A consolidação pode ser entendida como um processo de fortalecimento da carteira, sendo o ato de agrupar informações sobre suas aplicações para conseguir um panorama completo de seus rendimentos e, com isso, ter acesso a informações que auxiliam na tomada de decisão para melhorar os investimentos.

Zoom (ZOOM), Tesla (TSLA) e Roku (ROKU) estão entre os nomes de “maior convicção” da empresa, e registraram uma queda de 71%, 41% e 81% de seus picos, respectivamente, depois de longas negociações a preços elevados para múltiplos ganhos.

Wood observou que muitas dessas empresas continuam a aumentar a receita mesmo enquanto suas ações caíram para níveis pré-pandêmicos. “Não precisamos dos múltiplos mais altos,” disse Wood, acrescentando que o valor empresarial da carteira é de 69 vezes o EBITDA, indicador de lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização.

“Sei que muitas pessoas dizem que a tecnologia não tem lucro, mas temos lucro em equilíbrio,” disse Wood. “Partimos do princípio de que, em cinco anos, esse número estará próximo do múltiplo do mercado nessa base, que é de aproximadamente 16 vezes.”

Como publicado pelo Cointimes recentemente, apesar do ano difícil, Wood continua otimista que tecnologias inovadoras podem alcançar um grande valor. 

Leia também:

Passfolio