Com o novo objetivo de reestruturar o Ceará com seu novo “Governo Digital”, foi realizado um programa. O evento, chamado de Blockchain Day, chegou a reunir dezenas de servidores públicos em um auditório do Tribunal de Justiça do Ceará.

Coordenado pela Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), com apoio da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), o evento trouxe palestrantes especializados na área de blockchains.

“Blockchain é solução recomendada quando é necessário confiança, rastreabilidade, controle de propriedade, volume elevado de transações e compartilhamento de dados”

Coordenadora de Gestão Estratégica de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), Evelise Braga

O principal participante responsável por realizar a palestra foi Otávio Soares, empresário especializado em blockchains permissionados. Falou sobre as funções e a importância do blockchain, além de explorar oportunidades da transformação digital de empresas e órgãos governamentais.

“Um dos maiores desafios das organizações é reduzir a burocracia. Outras dificuldades incluem o compartilhamento de informações e o combate a fraudes. Grande parte do problema está na distribuição das informações”

Otávio Soares, empresário especializado em blockchains permissionados

Segundo Soares, alguns dos obstáculos incluídos no projeto seriam a transmissão de informações iguais, de ponta a ponta. Além disso, também citou deficiências na centralização como consultas, auditorias e a integração de base de dados e sistemas legados.

Em quantias cada vez maiores de informações a serem gerenciadas por governos, soluções de segurança como a adoção do blockchain serviriam como um plano de redução de fraudes e prejuízos econômicos e sociais.

Ademais, também acrescentou que as vantagens do blockchain se estendem a “capacidade transacional global, sem duplas despesas, sem barreiras de entrada, baixo custo de transação”.

“O Blockchain possui regras e mantém o histórico das alterações de informações. Hoje em dia, modificar algum pedaço de informação é comum. No entanto, o blockchain trabalha com sistema de registro de dados. O histórico é imutável. As informações ficam em vários equipamentos distribuídos que fazem parte dessa rede. A informação não é só minha. Parte dela vem de outros órgãos. Assim, essa informação é tratada de modo mais confiável”.

Compre e venda Bitcoin e outras criptomoedas na Coinext
A corretora completa para investir com segurança e praticidade nas criptomoedas mais negociadas do mundo.
Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br