A Paxful, uma exchange P2P (peer-to-peer) sediada em Nova York, vai remover a negociação de Ethereum (ETH) de sua plataforma em 22 de dezembro.
Ray Youssef, CEO da empresa, citou diferentes razões para esta decisão, com a crescente centralização e a recente mudança no mecanismo de consenso entre eles. Youssef também afirmou que os tokens construídos em cima do Ethereum têm sido fraudes.
Exchange P2P deslista Ethereum
A Paxful, por meio de seu CEO, Ray Youssef, anunciou que irá retirar o Ethereum de sua plataforma via e-mail, e então nas redes sociais. Youssef declarou que as mudanças que o token sofreu recentemente o transformaram em uma “forma digital de moeda fiat.”
O CEO explicou que uma das primeiras razões por trás desta ação tem a ver com a mudança de protocolo que o Ethereum executou, mudando de um mecanismo de Proof-of-Work (PoW), como o que o Bitcoin implementa, para um mecanismo de Proof-of-Stake (PoS). Youssef explicou que o PoW é a “inovação que faz do Bitcoin o único dinheiro honesto que existe.”
Outra razão por trás da decisão tem a ver com a crescente centralização do Ethereum após esta mudança de consenso. Youssef afirmou que o Ethereum é atualmente administrado por um pequeno grupo de pessoas e que eventualmente se tornará uma rede permissionada.
Fraudes e críticas
Youssef também abordou a tokenização, e como os criminosos aproveitaram a plataforma para cometer fraudes usando o Ethereum. Ele afirmou, “os tokens que o ETH gerou foram esquemas que tiraram bilhões das pessoas.”
Além disso, Youssef declarou que a Paxful sempre fará “a coisa certa,” mesmo que isso custe dinheiro à empresa.
As declarações feitas por Youssef causaram várias reações nas mídias sociais, com alguns usuários criticando a lógica por trás desta decisão.
Quando lhe perguntaram se a exchange se tornaria apenas um ponto de troca de Bitcoin, Youssef respondeu que as stablecoins emitidas com o Ethereum, como USDC e USDT, tinham uso real e, por isso, não podiam eliminar completamente o Ethereum da plataforma já que os usuários precisavam pagar taxas de transação. Entretanto, 94% das transações na Paxful envolvem apenas bitcoin, de acordo com Youssef.
Leia também: