Cointimes

ADs

Coinbase se mostra otimista com a indústria cripto em relatório sobre 2023

ações da coinbase

Apesar dos recentes problemas na indústria de criptomoedas, o relatório da Coinbase sobre as perspectivas para o mercado em 2023 diz que os participantes do mercado ainda têm um apetite persistente por ativos digitais. 

De acordo com o relatório, intitulado Crypto Market Outlook, fatores como a maturidade do ecossistema e relativa liquidez do mercado deverão impulsionar criptomoedas de “maior qualidade” como BTC e ETH, o que poderia criar “oportunidades de valor.”

“Muitos ativos de risco tradicionais ainda parecem bons, e as teses de investimento para criptomoedas como BTC e ETH não mudaram fundamentalmente em nosso ponto de vista,” escreveu a Coinbase. Entretanto, a empresa afirma que, a fim de desacoplar os ativos de risco tradicionais das moedas digitais, o mercado vai precisar de um “catalisador diferenciado” no primeiro trimestre de 2023.

É provável que os protocolos de finanças descentralizadas (DeFi) caminhem em direção à auto-custódia, pois os atores do setor acreditam que uma mistura de plataformas DeFi e centralizadas, ou híbridos das duas, foram os principais responsáveis pelas transgressões ocorridas no espaço criptográfico.

Como alternativa àquelas instituições financeiras centralizadas que faliram, a exemplo da Celsius, da Three Arrows Capital (3AC) e da FTX, os protocolos DeFi exibem melhores características de confiança e transparência “dadas suas propriedades on-chain, auditáveis,” sugere a Coinbase.

No futuro, segundo a empresa, pode haver “uma maior demanda por redes DeFi permissionadas ou aprimoradas, que se casem com padrões de conformidade de grau institucional com a transparência reforçada por código.” 

A situação dos empréstimos cripto 

“O empréstimo no espaço cripto tornou-se incrivelmente desafiador em 2022 como resultado de todo o crédito que foi retirado do sistema,” disse a Coinbase.

No entanto, o prejuízo do credor persiste devido à implosão da Celsius e da 3AC, indicando uma continuação da consolidação em curso em oposição à “pressão renovada sobre essas entidades” após o colapso da FTX. “Provavelmente, veremos uma maturação das práticas de empréstimo no espaço cripto, incluindo padrões de inscrição, garantias adequadas e gestão de ativos/passivos.”

Nem tudo são flores

“Pensamos que a disposição dos investidores em acumular altcoins foi severamente afetada pela desalavancagem em 2022 e pode levar muitos meses para se recuperar totalmente,” pontuou a Coinbase, referindo-se a novos projetos expostos de alguma forma à FTX.

Quanto aos mineradores de bitcoin, “condições econômicas precárias” não mostram sinais de melhoria, com empresas mineradoras vendendo quase “135% das moedas cunhadas por dia, o que significa que os mineradores estão liquidando a totalidade de suas moedas recém-cunhadas, bem como partes de suas reservas de BTC.”

Os mineradores que enfrentam “maiores custos de insumos e menor valor de produção” em conjunto com o aumento do custo de energia contribuíram para um “ambiente econômico altamente estressado,” de acordo com a Coinbase.

Saiba mais: Dificuldade da mineração do Bitcoin volta a aumentar

O relatório também aponta os males financeiros da empresa de mineração Core Scientific como um indicador potencial da indústria, alegando que se outras empresas mineradoras não inverterem a tendência de problemas de liquidez, as condições do mercado podem forçar essas empresas a fechar ou a “serem adquiridas por empresas mais capitalizadas.”

“Por essa razão, esperamos que a indústria de mineração do bitcoin se consolide ainda mais em 2023.”

Leia também:

Leia outros conteúdos...

© 2023 All Rights Reserved.

😲 Você sabia que pode estar PERDENDO dinheiro enquanto lê notícias? 📰

🔥 Baixe nosso app AGORA e GANHE Bitcoin enquanto se informa! 🔥

⏰ A cada segundo que passa, é Bitcoin que você deixa de ganhar! ⏰

Cover

Ganhe Bitcoin assistindo Youtube, navegando na internet ou fazendo compras!