Cointimes

Maior mineradora do mundo pede falência nos EUA

Falência

A Core Scientific, empresa americana que era a maior mineradora de bitcoin do mundo, está entrando em processo de falência. 

Segundo reportagem da CNBC de terça-feira (20), a companhia entraria oficialmente com o pedido de falência pelo capítulo 11 do Código de Falência dos EUA na manhã desta quarta (21). 

Segundo dados de fevereiro, a Core Scientific era a maior mineradora de bitcoin de capital aberto do mundo. Imagem: Deep Dive/Bitcoin Magazine

Os mineradores de moedas à base de prova de trabalho vêm passando por dificuldades ao longo do último ano. O preço do bitcoin, a maior delas, caiu mais de 75% desde sua máxima histórica, em novembro de 2021. Apesar disso, a dificuldade de mineração vem quebrando recordes com frequência, e os custos de energia aumentaram consideravelmente.

Isso fez com que todas as companhias do setor tivessem suas margens de lucro massacradas, com a maioria ficando até mesmo no vermelho. Segundo o analista Vini Barbosa, cada bitcoin produzido atualmente gera, em média, 3.226 dólares de prejuízo.

Como se isso já não fosse suficientemente ruim, a Core Scientific prestava serviços para a Celsius, empresa que declarou falência em julho e não paga suas dívidas desde então.

A mineradora, que estreou na NASDAQ em janeiro, já chegou a valer 3,24 bilhões de dólares. No momento da redação, seu valor de mercado era de cerca de 78 milhões de dólares, o que representa uma queda de aproximadamente 97,6%.

A notícia, porém, não é exatamente uma surpresa para o mercado. Conforme reportamos em julho, a mineradora já havia vendido 78% dos seus bitcoins, numa tentativa de “navegar na atual turbulência do mercado”, segundo palavras de Mike Levitt, CEO da companhia. 

Além disso, alertamos sobre a iminente falência da companhia em outubro. No dia 26 daquele mês, a empresa havia informado à SEC (Comissão de Valores Imobiliários americana) que deixaria de fazer diversos pagamentos aos seus credores.

O que significa o capítulo 11 da declaração de falência usado pela Core Scientific?

Pelas leis norte-americanas, existem três maneiras diferentes de declarar falência, previstas pelos capítulos 7, 11 e 13 do Código de Falência do país:

Capítulo 7: É um plano de liquidação da pessoa física ou jurídica, onde ela aceita liquidar completamente todos seus ativos e pagar seus credores da melhor forma possível, por ordem de prioridade.

Capítulo 11: É um plano de recuperação e reestruturação da empresa, onde ela ganha tempo para pagar seus credores de maneira saudável que permita o melhor pagamento possível (sem prazo definido) e que a empresa consiga retornar às suas operações.

Capítulo 13: É semelhante à 11 por ser um plano de recuperação e não de liquidação total, mas é semelhante à 7 por exigir um plano mais concreto com datas estabelecidas e, na maioria das vezes, envolve um pagamento apenas parcial de seus credores, também em ordem de prioridade.

A Core Scientific ainda está gerando fluxos de caixa positivos, então pretende continuar operando normalmente enquanto negocia suas dívidas, na esperança de sobreviver ao processo.

Leia também:

Leia outros conteúdos...

© 2024 All Rights Reserved.

Descubra mais sobre Cointimes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading