Na segunda-feira, o CEO da Tesla e da SpaceX, Elon Musk, apareceu no Podcast Tesla da Third Row para discutir uma variedade de tópicos.

Em um ponto da conversa, Musk foi questionado sobre seus pensamentos sobre Bitcoin e outras criptomoedas, um assunto sobre o qual ele costuma tuitar com frequência.

“Não estou aqui nem ali no Bitcoin”, disse Musk em termos de seus pensamentos gerais sobre a tecnologia financeira.


Leia também:
++ Elon Musk diz que criptos são melhores que dinheiro de papel
++ Rodando um Full Node de Bitcoin em um Tesla
++ O que é Bitcoin? Qual a cotação e como funciona o Bitcoin
++ Ganhando criptomoedas de graça com faucets


Pediu-se então a Musk que compartilhasse como ele se sentiu depois de ler o white paper de Satoshi Nakamoto pela primeira vez, ao qual o CEO da Tesla respondeu:

“Eu achei [o white paper] muito inteligente”.

Enquanto Musk vê o valor no Bitcoin como uma ferramenta para transações ilegais, ele não parece ser um fã da tese do “ouro digital” em torno do ativo como uma reserva de valor.

Criptos são para transações resistentes à censura

À medida que Musk se aprofundava em suas ideias e sentimentos gerais sobre Bitcoin, sua tese sobre cripto se tornou muito mais clara.

“Isso irrita as pessoas de cripto, mas há transações que não estão dentro do equilíbrio da lei”, disse Musk.

“E existem, obviamente, muitas leis em diferentes países. E, normalmente, o dinheiro é usado para essas transações.

Mas, para que transações ilegais ocorram, dinheiro também deve ser usado para transações legais. Você precisa de uma ponte ilegal para legal. É aí que entram as criptomoedas.”

Quando perguntado se ele estava se referindo especificamente às atividades da dark web, Musk respondeu:

“Não pode ser totalmente dark porque, caso contrário, como você compra coisas normais?

E hoje em dia o dinheiro é usado muito mais raramente. É cada vez mais difícil usar dinheiro. Em alguns lugares, você nem pode usar dinheiro.

Portanto, existe uma função forçadora para transações que são ilegais, quase legais e, em alguns casos, legais. Mas precisa ter legais e ilegais.”

Enquanto Musk vê o valor no Bitcoin como uma ferramenta para pagamentos que de outra forma não seriam permitidos, o CEO da Tesla também vê a necessidade de existir uma ponte entre um mercado negro orientado por criptografia e a economia legal.

Nota-se que Musk tem sido bastante consistente com suas opiniões sobre Bitcoin ao longo dos anos, pois ele compartilhou pensamentos semelhantes sobre o tema já em 2014.