Passfolio

Um investigador anônimo descobriu que o CEO da Sky Mavis, empresa responsável pelo Axie Infinity, retirou seus AXS do jogo e enviou para a Binance, antes de travarem todas as contas em resposta ao hack.

Veja o que foi reportado pela Bloomberg, mas também informações exclusivas encontradas por mim na redação do Cointimes!

Hack na Ronin, um dos maiores do mercado

Em março de 2022 ocorreu um dos maiores roubos da história do mercado de criptomoedas, em um valor estimado de US $600 milhões. Quando a plataforma Ronin foi violada por um grupo denominado Lazarus, roubando tokens AXS do jogo play-to-earn mais popular na época: Axie Infinity.

Saiba mais:

O roubo envolveu uma elaborada engenharia social, envolvendo ofertas de emprego no Linkedin que possibilitaram a invasão nos computadores da Sky Mavis, empresa responsável pelo desenvolvimento do Axie Infinity e que, como foi demonstrado, podia movimentar os fundos de seus usuários, após atualização no smart contract do jogo – coisa que jamais deveria ser possível em uma rede blockchain descentralizada.

Não bastasse todos os detalhes sombrios envolvendo o hack da Ronin e a desenvolvedora Sky Mavis, um investigador anônimo compartilhou informações chocantes com a Bloomberg, mostrando que o CEO do Axie Infinity pode ter tirado vantagem pessoal da situação, apesar do comunicado oficial da empresa negar essa possibilidade, acusando de “especulação sem fundamento”.

CEO da Sky Mavis moveu AXS antes de congelar as contas, momentos após o hack

A investigação rastreou o endereço “0x113c…” como sendo de propriedade do CEO da Sky Mavis, graças à uma extensa pesquisa vinculando o “0x113c…” com a distribuição inicial do token e coincidências com eventos públicos vinculados ao nome de Trung Nguyen.

Fonte: SkyMavis/Team

Assim que a empresa ficou sabendo que seu sistema havia sido violado e que cerca de US $600 milhões foram roubados dos usuários, é de conhecimento público que a Sky Mavis congelou todas as contas da Axie Infinity, sob a alegação de impedir que mais tokens fossem roubados, até que o problema fosse resolvido.

Milhares de usuários tiveram seus fundos travados, sem poder vender AXS que, na época, estava cotado em cerca de US $64.

Seguindo as dicas da reportagem, consegui encontrar o endereço completo que, supostamente pertence ao CEO da Sky Mavis e que conseguiu retirar 48.838,06 AXS minutos antes dos saques serem congelados, no dia 29 de março de 2022.

Tx ID: 0x150fce7e2adc2c932ed899a04637e83a1715d42cd496610773a7841ac93aa600

Outros saques de AXS da mesma conta “0x113c…” também foram realizados e ela foi zerada, enviando todos os seus 49.465,03 AXS (cerca de US $3,16 milhões) para um endereço pertencente à Binance. Exchange de criptomoedas.

Tx ID: 0xc67e5ea7da1711c7d511cc5a94d4ae2ae75f8562e2a2d67bd212a1e208bfe49d

Normalmente ao enviar quantias tão grandes para uma exchange, o dono do endereço (CEO do Axie Infinity) demonstra uma intenção muito clara de vender (despejar) estes tokens no mercado.

Por medida comparativa, como informado pela Bloomberg, o volume diário da Ronin era de cerca de 55.000 AXS. Então a movimentação do “0x113c…” foi uma anomalia.

Ao levar em conta que a movimentação ocorreu logo após o hack da Ronin e antes do comunicado sobre o hack, momentos antes de que todos os fundos fossem congelados, pode-se concluir que o CEO da Sky Mavis utilizou sua posição e a informação privilegiada do roubo para proteger seu próprio dinheiro, enquanto todo o mercado se via em uma situação de impotência.

O preço do AXS despencou nos dias seguintes com a notícia e ainda mais quando a rede voltou a funcionar e as contas foram liberadas, mas quem conseguiu vender antes, pode lucrar.

No momento, AXS acumula 73% de perdas desde o dia 30, sendo negociado por US $17.

A declaração oficial da empresa é a seguinte:

“Na época, nós (Sky Mavis) entendemos que nossa posição e opções seriam melhores quanto mais AXS tivéssemos na Binance. Isso nos daria flexibilidade para buscar diferentes opções para garantir os empréstimos/capital necessários. A equipe fundadora optou por transferi-lo desta carteira para garantir que os vendedores a descoberto, que rastreiam as carteiras oficiais do Axie, não pudessem antecipar as notícias.”

Declaração do CEO da Axie Infinity

Leia mais:

A NovaDAX está cheia de novidades!

Uma das maiores corretoras de criptoativos do Brasil agora ZEROU as taxas para saque em real!

A NovaDAX também conta taxa zero para transações de Bitcoin e mais de 110 moedas listadas, com saque disponível na hora e alta liquidez. 

As criptomoedas com as melhores taxas do mercado! Basta ativar o programa gratuito Novawards e aproveitar taxas reduzidas em até 75%.

Conheça ainda o Cartão NovaDAX e peça já o seu.