A Harmony (ONE) propôs um plano para executar um hardfork e emitir mais tokens ONE para reembolsar os usuários impactados pelo roubo de US $100 milhões em sua ponte Horizon. No entanto, a comunidade está furiosa com isso – e com razão.

Harmony propõe criar dinheiro do nada para compensar perdas

Um mês atrás, no dia 24 de junho, reportamos no Cointimes um roubo de cerca de US $100 milhões na Horizon – uma plataforma de bridge na blockchain da Harmony.

Um dos dados mais chocantes foi sobre a vulnerabilidade já ter sido prevista por um usuário anônimo, que avisou a comunidade sobre o risco iminente do roubo, que se concretizou há um mês atrás. Confira todos os detalhes do evento na matéria abaixo.

Saiba mais: Roubo na Horizon havia sido previsto e rendeu mais de US $100M em tokens

Em uma nova proposta de governança publicada na plataforma da DAO que gerencia a rede da Harmony, a equipe responsável pelo desenvolvimento sugeriu, na manhã desta quarta-feira (27 de julho), “imprimir” a solução de seus 100 milhões de problemas.

Conforme informações compartilhadas na proposta, um total de 14 ativos diferentes em 65.000 endereços foram roubados dos usuários – somando US $99.340.030,00 em perdas no dia do exploit.

A proposta e a votação na DAO

A proposta conta com duas opções que serão votadas pela comunidade, sendo que a votação começa no dia 01 de agosto e vai até o dia 15 de agosto, onde serão apurados os resultados. No momento a DAO está discutindo os pontos levantados, com argumentos contrários e favoráveis.

As duas opções disponíveis até o momento são de: Reembolso de 100% ou 50%, para os endereços roubados no valor proporcional em ONE.

Proposta de reembolso da ONE.

O problema, é que não existe a opção de não reembolso (deixar tudo como está), ou de que o reembolso seja feito com os tokens nativos em posse da Equipe de Desenvolvimento. Eles explicam:

“Decidimos não usar o tesouro da fundação no interesse da longevidade e bem-estar do projeto, pois o reembolso do tesouro prejudicaria muito a capacidade da fundação de apoiar o crescimento do Harmony e seu ecossistema. A Fundação Harmony está comprometida em continuar apoiando a Harmony nos próximos anos e planeja reservar os tokens da fundação para facilitar isso.”

Desta forma, a “solução” é de “imprimir” novos tokens, literalmente criando dinheiro do nada, para pagar as vítimas do roubo.

No caso da Opção 1 (100%), seriam 4,97 bilhões de ONE a mais no supply total do token. Isso equivale a 30% do supply máximo de 13,54 bilhões. É um aumento repentino muito relevante para a economia da rede que pune diretamente todos os outros holders que não receberão as novas unidades.

Mesmo com a Opção 2 sendo de  2,48 bilhões, ainda é uma aberração econômica gigantesca, além de constituir como fraude financeira, já que todos os investidores que compraram ONE no passado, compraram sob a promessa de um supply máximo de 13,54 bilhões.

Em ambos os casos, os novos tokens seriam despejados mensalmente durante um período total de três anos, diluindo o efeito da inflação, mas prolongando suas consequências.

Quais as implicações do aumento do supply e da proposta?

A Fundação Harmony estaria cometendo um crime contra seus stakeholders, com uma ação que com certeza impactaria negativamente a capitalização de mercado da rede e prejudica a confiança e credibilidade no projeto, de uma forma muito difícil de ser recuperada.

A simples proposta de aumento de supply já pode ser o suficiente para que ocorra um êxodo dos investidores no curto e médio prazo.

Nas discussões que seguem na DAO nas últimas 15 horas, uma maioria esmagadora da comunidade parece ser contra a criação de mais tokens.

Este evento é o suficiente para que, a nível pessoal, eu perca qualquer possível interesse na Harmony, ao tentar repassar os custos de um erro cometido por sua própria equipe – ao ignorar a ameaça de roubo – para os investidores.

Apesar disso, o mercado é imprevisível e o maior exemplo de que o erro tão grave da Harmony Foundation possa ser ignorado, foi o fato de algo semelhante ocorreu na Solana (SOL), que mentiu sobre o supply em seu início, escondendo do mercado a informação sobre tokens de VCs, que dobraram a oferta total de SOL no mercado e ainda assim conseguiram manter sua posição no top 10.

Leia mais:

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br