Passfolio

O Governo de Joe Biden está sendo acusado de realizar propaganda soviética de controle de massas, em uma imitação da distopia de George Orwell (1984) ao mudar a definição de recessão econômica, aplicando a técnica de duplipensamento.

“Dois mais dois é igual a quatro? Às vezes são cinco. Às vezes são três. Às vezes são todos de uma só vez”.

Governo Biden nega e muda definição de recessão econômica

A Secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, negou que seu país está vivendo uma recessão econômica e mudou a definição do conceito, que foi aplicado diversas vezes na história e é amplamente aceito por diversos economistas, com exceção daqueles que sofrem alguma influência por parte do governo norte-americano – segundo a conta @zerohedge em um tweet.

Fonte: Twitter (@zerohedge)

“Não é uma recessão até que a Casa Branca dê aos economistas em sua folha de pagamento permissão para declará-la como recessão”.

Passfolio

A crítica de zerohedge foi uma entre muitas, que dominou as mídias não controladas pela administração Biden e as redes sociais nesta segunda-feira. Muitos estão acusando o governo de “Propaganda de nível soviético”, ao tentar manipular a percepção das pessoas sobre a situação econômica em que estão vivendo.

Ashley St. Clair acusou a Casa Branca de estar praticando “gaslightning”, que é uma técnica de manipulação e abuso psicológico, na qual informações são distorcidas e seletivamente omitidas para favorecer o abusador ou simplesmente inventadas com a intenção de fazer a vítima duvidar de sua própria memória, percepção e sanidade.

Fonte: Twitter (@stclairashley)

Essa prática também foi criticada por George Orwell em sua distopia 1984, onde um governo socialista domina o cenário político com super vigilância, punições para os desobedientes e técnicas de gaslightning chamadas por ele de “duplipensamento”, ou “duplipensar”. Que é o ato de aceitar simultaneamente duas crenças mutuamente contraditórias como corretas, muitas vezes em contextos sociais distintos.

Em uma cena do livro o protagonista, Winston Smith, está sendo interrogado e torturado por O’Brien, do Partido Ingsoc e questiona para seu inquisidor se o Inner Party (o Estado) pode declarar “dois mais dois é igual a cinco” como uma verdade; ele pondera se, “se todo mundo acredita, isso faz tal ser verdade?”

O torturador então responde que graças ao duplipensar, a lógica matemática não importa: Às vezes são cinco. Às vezes, eles são três. Às vezes, eles são todos de uma só vez”.

Definindo recessão econômica

Toda essa discussão surgiu no contexto de que, após terminar o segundo trimestre consecutivo com taxa de crescimento negativa pelo ​​GDP, que mede o valor monetário dos bens e serviços finais – ou seja, aqueles que são comprados pelo usuário final – produzidos nos Estados Unidos neste determinado período.

Esse evento é o que os economistas usam para classificar um país como estando em recessão econômica, mas Janet Yellen disse que:

“Essa não é a definição técnica. Existe uma organização chamada National Bureau of Economic Research que analisa uma ampla gama de dados para decidir se há ou não uma recessão. E a maioria dos dados que eles analisam agora continuam fortes. Eu ficaria surpreso se eles declarassem esse período como uma recessão, mesmo que ele tenha dois quartos de crescimento negativo. Temos um mercado de trabalho muito forte. quando você está criando quase 400.000 empregos por mês, isso não é uma recessão.”

A economia norte-americana e global vem em um momento de alerta extremo, com a inflação atingindo recordes históricos em todos os lugares, tudo devido à um sistema fiduciário falido, potencializado pela inflação da base monetária por parte dos bancos centrais que imprimiram dinheiro para patrocinar campanhas eleitorais populistas.

A vantagem de utilizar um sistema financeiro que não depende da definição arbitrária de governos que pode usar o “duplipensamento” para enganar os indivíduos, é não ser financeiramente afetado pelas más decisões destes propagandistas.

Não importa como a Secretária do Tesouro queira definir ou mudar a definição de recessão econômica. É visível que o mundo está vivenciando uma crise sem precedentes, com altas de preços, altas de juros, insolvências, falências e tudo ainda está só começando.

A existência de um sistema econômico descentralizado é uma necessidade de sobrevivência e isso já pode ser alcançado através de criptomoedas como Bitcoin (BTC), Monero (XMR), Nano (XNO) e da nova Web 3.0 que está sendo construída sobre tecnologias blockchain como Ethereum (ETH).

Vale ressaltar que governos anteriores vêm há décadas fazendo algo parecido com o conceito de inflação, modificando sua definição para dificultar que o problema possa ser corrigido, livrando-os da culpa de decidir imprimir mais dinheiro, delegando-a para o “sistema capitalista”.

Leia mais:

A NovaDAX está cheia de novidades!

Uma das maiores corretoras de criptoativos do Brasil agora ZEROU as taxas para saque em real!

A NovaDAX também conta taxa zero para transações de Bitcoin e mais de 110 moedas listadas, com saque disponível na hora e alta liquidez. 

As criptomoedas com as melhores taxas do mercado! Basta ativar o programa gratuito Novawards e aproveitar taxas reduzidas em até 75%.

Conheça ainda o Cartão NovaDAX e peça já o seu.