DappBay é um hub de aplicativos da BNB Chain que monitora o ecossistema para o usuário, escaneia projetos cripto à procura de ameaças e alerta os investidores de potenciais red flags por projetos desonestos e maliciosos — criando uma Web3 mais segura.

Um ótimo exemplo de “auto-regulamentação” de livre mercado, sem a necessidade de mais interferência governamental.

Necessidade de uma Web3 mais segura

Uma das maiores críticas ao mercado cripto e ao ecossistema de Web3 está na falta de regulamentação do setor, por parte de entidades governamentais, que, segundo os críticos, expõe os usuários a projetos desonestos, golpes e atores maliciosos.

A crítica é muito válida, identificando corretamente um problema real e muito sério que oferece uma ameaça constante para os usuários e investidores que precisam aprender a identificar projetos legítimos de “scams”. Muitas vezes aprendendo “pela dor” ao errar uma ou outra vez.

Existe uma necessidade clara de transformar a Web3 e o mercado de criptomoedas em um ambiente mais seguro, mas será que mais regulamentações e interferências governamentais são os melhores caminhos para seguir?

A história sócio-política nos mostra que, muitas vezes, as regulamentações estatais são utilizadas como armas por parte das grandes corporações e lobistas para neutralizar a concorrência. Até mesmo o próprio governo pode usar seu poder para neutralizar ameaças contra o monopólio da criação do dinheiro através dos bancos centrais, por exemplo.

Mas se não são os políticos democraticamente eleitos que podem nos salvar dos golpistas, como garantir um ecossistema seguro e honesto para que as pessoas possam investir ou interagir com a nova Web 3.0 descentralizada que está sendo criada através da tecnologia blockchain, em uma verdadeira “revolução industrial” ainda muito experimental e de muito aprendizado?

Existem várias possíveis soluções para esse problema que não envolve necessariamente mais leis, mais regulamentações e um mercado mais fechado, controlado por mãos de ferro através de decisões arbitrárias de alguns políticos que nem sempre entendem sobre aquilo que estão legislando.

DappBay na BNB Chain alerta usuários sobre riscos em projetos

A equipe de desenvolvimento da BNB Chain – rede blockchain vinculada à exchange centralizada Binance – construiu um hub de aplicativos descentralizados chamado DappBay (“baía dos aplicativos descentralizados”) que lista todos os projetos dApps construídos sobre a BNB Chain e ainda oferece algumas ferramentas que podem ajudar a alcançar uma Web 3.0 mais segura.

Uma dessas ferramentas é o “Risk Scanner” que permite escanear contratos inteligentes à procura de vulnerabilidades ou red flags conhecidas que podem oferecer risco aos usuários.

Risk Scanner no DappBay

Além dessa interação em tempo real, a página Risk Alert lista projetos onde a equipe da DappBay já encontrou red flags relevantes.

No momento, o aplicativo roda através de bots e scripts, além de contar com uma equipe técnica especializada, monitorando o ecossistema e os novos lançamentos atrás de ameaças.

Futuro da regulamentação

Este pode ser um projeto pioneiro na “auto-regulamentação” da Web 3.0, através de soluções de livre mercado que possuem o objetivo de educar e conscientizar as pessoas, ao invés de apenas proibir arbitrariamente através de decretos.

A informação é muito mais eficiente que a proibição… E muito mais justa também, evitando o uso de uma posição de poder para venda de influência, corrupção e formação de cartéis apoiados por leis anti-éticas e que agem contra o livre mercado, a favor de algumas poucas corporações e lobistas.

Esperamos que outras equipes de desenvolvimento criem soluções semelhantes, enriquecendo o ecossistema e oferecendo seus próprios “selos de qualidade”. Promovendo ferramentas úteis para que os usuários possam se educar e se proteger de entidades desonestas.

Leia mais:

A NovaDAX está cheia de novidades!

Uma das maiores corretoras de criptoativos do Brasil agora ZEROU as taxas para saque em real!

A NovaDAX também conta taxa zero para transações de Bitcoin e mais de 110 moedas listadas, com saque disponível na hora e alta liquidez. 

As criptomoedas com as melhores taxas do mercado! Basta ativar o programa gratuito Novawards e aproveitar taxas reduzidas em até 75%.

Conheça ainda o Cartão NovaDAX e peça já o seu.