Passfolio

Talvez você lembre de James Howells, um profissional de T.I. que perdeu 7500 bitcoins ao acidentalmente jogar um HD externo no lixo. Agora o homem tem um plano inusitado para revirar o aterro local.

Para quem não conhece a história, o galês Howells diz ter sido uma das primeiras pessoas a minerar bitcoin no mundo, ainda em 2009. No entanto, jogou fora um disco rígido que continha as chaves da sua carteira de bitcoin em 2013, e o HD foi parar no aterro sanitário local em Newport, País de Gales. O azarado foi parar em diversos jornais ao redor do mundo e apareceu algumas vezes na TV.

“Eu poderia gastar o resto da minha vida trabalhando e nem chegaria perto do valor que tenho naquele hard drive.”, disse Howells em um mini documentário no Youtube.

Agora, Howells elaborou um plano de US $11 milhões para recuperar o disco rígido, cujo valor atual é de aproximadamente US $160 milhões, conforme uma matéria da Insider em 24 de julho.

A proposta da Howells destina fundos para a compra de dois cães robóticos “Spot” da Boston Dynamics, que foram à venda em junho de 2020 por $74.500 para cada unidade.

cachorro robô
Cachorro robô feito pela Dynamics. Foto: Getty Images

Até hoje, os Spots eram colocados a serviço fazendo varreduras para projetos de construção, pastoreio de ovelhas e patrulhamento de parques em Cingapura para garantir que a distância social fosse mantida.

Porém, Howells quer que os robôs sejam usados tanto para fornecer segurança, atuando como câmeras de CFTV itinerantes, quanto para procurar no chão por seu disco rígido perdido. 

Ele disse que a empresa precisaria do uso de dois cães, um dos quais serviria como cão de guarda enquanto o outro carregaria suas baterias. Além disso, o investidor disse que gostaria de dar aos cães robóticos os nomes “Satoshi” e “Hal” se o projeto for bem sucedido no avanço. 

Hal Finney foi a primeira pessoa a estar na ponta receptora de uma transação de Bitcoin. Satoshi Nakamoto é um pseudônimo que se refere à pessoa ou grupo de indivíduos que inventaram o Bitcoin. 

Howells disse na entrevista que ele desenvolveu sua estratégia com a ajuda de consultores experientes e obteve investimento de dois capitalistas de risco. Ele espera que a Câmara Municipal de Newport lhe permita cavar o depósito de lixo como resultado disso. 

Os US $ 11 milhões que serão destinados a fazer de tudo para encontrar os bitcoins perdidos serão levantados por Hanspeter Jaberg e Karl Wendeborn, dois capitalistas de risco que disseram estar prontos para financiar o projeto de Howells caso ele ganhasse a aprovação do conselho local.

Leia mais:

Passfolio