Passfolio

O mercado está atento com uma semana que deve ser de alta volatilidade para o bitcoin em meio ao vencimento de contratos de opções na sexta-feira (29).

Vencimento de opções na sexta-feira

Para o leitor que acompanha o Cointimes em nossa plataforma, redes sociais e servidor no discord, isso não é uma novidade. Já que em 25 de maio, com o BTC em cerca de US $30.000, avisamos de uma pressão bearish por parte do mercado de opções que poderia levar o preço para baixo dos US $20.000.

Na época (dois meses atrás), isso parecia impossível para muitos especialistas e maximalistas, pois o bitcoin nunca antes havia sido negociado abaixo da alta histórica de seu ciclo anterior.

Saiba mais: BTC – Mercado de opções está bearish para julho e bullish para dezembro; segundo Glassnode

O que era uma situação improvável foi se demonstrando realidade neste período e exatamente dois meses da publicação da matéria, finalmente chegamos na semana de vencimento das opções do dia 29 de julho (sexta-feira), que podem trazer muita volatilidade no BTC.

Segundo dados da Coinglass, são cerca de 79.640 BTC em contratos de call e put (compra e venda) que vencem no final da semana, em uma relação de 1,18:1 – com 43.150 BTC em interesse aberto para compra (call) e 36.490 BTC em interesse aberto para venda (put).

“Interesse Aberto de Opções para o BTC, por vencimento” Fonte: Coinglass

Em dólares, somam um total de US $1,75 bilhões na cotação atual ($22k BTC/USD) que vencem dia 29.

Volatilidade para o bitcoin em semana decisiva

O preço chave para este vencimento de sexta-feira está em US $25.000, com 11.250 BTC em interesses de compra e 6.210 BTC em interesses de venda. Quase 2:1, indicando forte pressão dos touros (bullish) para que o preço supere os $25k e eles consigam lucrar com a diferença após executar os contratos de call.

“Interesse Aberto de Opções para o BTC, por preço alvo” Fonte: Coinglass

Mas também vemos uma grande pressão bearish que poderia levar os preços para baixo dos US $20.000 cada BTC, recompensando a maioria esmagadora dos ursos que compraram contratos de put.

São 8.640 BTC de put contra 3.340 BTC de call nos $20k. Com quase 3 puts para cada 1 call. A faixa dos US $15.000 também é dominada pelos ursos, tendo mais de 9.170 BTC em espera para lucrar caso o preço do bitcoin forme novos fundos abaixo dos $15k.

No mês passado, 23 de julho, também alertamos nossos leitores para os vencimentos-chave do mês que trouxeram alta volatilidade para o bitcoin e concederam uma vitória sangrenta para os ursos.

Saiba mais: Vencimento de contratos de opção podem segurar o preço do Bitcoin

Além das análises de Open Interest, que podem ajudar a entender a batalha pelo lucro entre touros e ursos, influenciando diretamente no preço, vemos também um rompimento de um canal de alta de curto prazo no BTC/USD, com algumas projeções de preço indo até a zona dos US $17.500, no fundo atual, de acordo com fibonacci e suportes de preço importantes.

Fonte: TradingView/u/vinibarbosa

Taxas de juros na quarta-feira

O mercado também está alerta e em expectativa para a reunião do Federal Reserve que deve comunicar o esperado aumento das taxas de juros – possivelmente com impacto negativo no preço. A reunião ocorre na quarta-feira (27).

Tem medo da volatilidade no BTC? Junte-se à maior comunidade cripto do Brasil e fique por dentro das análises e notícias mais relevantes do mercado!

Passfolio