O último relatório da IPRDaily em conjunto com a Incopat Research Center for Innovattion Index, mostra que as empresas chinesas tomaram a liderança mundial em patentes relacionadas a blockchain.

empresas patentes china

Com 1457 patentes de blockchain, a gigante Alibaba é a líder chinesa em pedidos de patente. Seguido pela chinesa  Tencente com 872 e a Inspur – empresa líder em big data e inteligência artificial na China – com 274 aplicações.

A norte-americana IBM segue em um amargo 4° lugar, próxima da companhia nChain do falso Satoshi Nakamoto – o estelionatário Craig Wright. 

Os chineses tomaram a liderança com 46% dos pedidos de patente relacionados a tecnologia do blockchain, enquanto as empresas norte-americanas têm apenas 25%. 

O avanço chinês se deve a acelerada pesquisa da An Financial – subsidiária da Alibaba Group. A Ant Financial devota boa parte do seu pessoal para pesquisa e desenvolvimento, o resultado é que em apenas 6 meses eles já fizeram mais pedidos de patente do que no ano todo de 2019.

O cenário de patentes mudou completamente nos últimos 2 anos, as instituições norte-americanas que eram as líderes em Propriedade Intelectual  agora estão ficando para trás.

empresas com maior quantidade de pedidos de patente relacionados a blockchain
Empresas com maior quantidade de pedidos de patente|Gráfico de Cointelegraph

Desde que o atual presidente chinês Xi Jinping tornou o desenvolvimento de blockchain uma prioridade nacional em 2019, as empresas chinesas aceleraram o passo na inovação dessa área. 

Os chineses também estão na frente do desenvolvimento da sua moeda digital própria, que está em fase de testes.