Bitcoin poderia ser usado pela China para minar o poder do dólar americano… Assim como o euro e outras moedas, de acordo com o co-fundador do PayPal, Peter Thiel.
Em evento virtual organizado pela Fundação Richard Nixon, Peter Thiel explicou que o Bitcoin poderia ser usado pela China como uma arma na guerra não convencional contra os Estados Unidos, aproveitando suas características para neutralizar o poder hegemônico do dólar.
“Mesmo sendo uma pessoa pró-criptografia e pró-Bitcoin maximalista, eu me pergunto se, neste ponto, o Bitcoin também deveria ser considerado em parte como uma arma financeira chinesa contra os EUA.”
“Even though I'm a pro-crypto, pro-Bitcoin maximalist person, I do wonder whether if at this point Bitcoin should also be thought of in part as a Chinese financial weapon against the U.S.” says @Paypal co-founder Peter Thiel.
— Richard Nixon Foundation (@nixonfoundation) April 7, 2021
More on cryptocurrencies from The #NixonSeminar: pic.twitter.com/sIUQTQEWgr
O mundo contra os EUA
Peter Thiel explicou que o Bitcoin ameaça a própria ideia de moeda fiduciária, mas é especialmente perigoso para o dólar americano e pediu aos estrategistas americanos que levassem os desenvolvimentos relacionados ao Bitcoin mais a sério ao estudar o cenário geopolítico internacional.
Mas antes que os hodlers de Bitcoin se ofendam por serem chamados de arma do Partido Comunista Chinês, segundo Thiel, a existência do próprio euro também é uma arma da China em sua conspiração para destruir o poder dos Estados Unidos de controlar alguns aspectos críticos da economia mundial:
“Do ponto de vista da China, eles não gostam que os EUA tenham essa moeda de reserva, porque nos dá muita vantagem sobre coisas como a cadeia de abastecimento de petróleo e coisas assim. Eles não querem que o Renminbi se torne uma moeda de reserva porque então você tem que abrir sua conta de capital e fazer todo tipo de coisas que eles realmente não querem fazer. Acho que o euro você poderia pensar que é em parte uma arma chinesa contra o dólar”.
Em relação a moeda digital que a China está desenvolvendo, Peter Thiel acredita que ela não pode ser comparada com uma criptomoeda e a chamou de dispositivo de controle totalitário.
Vale notar que hoje o PayPal está cada vez mais abraçando o mercado de criptomoedas, tendo recentemente lançado um novo serviço onde os usuários podem comprar em qualquer um dos milhões de lojistas da rede usando bitcoin ou outras criptomoedas.
Veja também: Fernando Ulrich: “Criptomoedas estatais” representam um controle Orwelliano