Bitcoin poderia ser usado pela China para minar o poder do dólar americano… Assim como o euro e outras moedas, de acordo com o co-fundador do PayPal, Peter Thiel.

Em evento virtual organizado pela Fundação Richard Nixon, Peter Thiel explicou que o Bitcoin poderia ser usado pela China como uma arma na guerra não convencional contra os Estados Unidos, aproveitando suas características para neutralizar o poder hegemônico do dólar.

“Mesmo sendo uma pessoa pró-criptografia e pró-Bitcoin maximalista, eu me pergunto se, neste ponto, o Bitcoin também deveria ser considerado em parte como uma arma financeira chinesa contra os EUA.”

O mundo contra os EUA

Peter Thiel explicou que o Bitcoin ameaça a própria ideia de moeda fiduciária, mas é especialmente perigoso para o dólar americano e pediu aos estrategistas americanos que levassem os desenvolvimentos relacionados ao Bitcoin mais a sério ao estudar o cenário geopolítico internacional.

Mas antes que os hodlers de Bitcoin se ofendam por serem chamados de arma do Partido Comunista Chinês, segundo Thiel, a existência do próprio euro também é uma arma da China em sua conspiração para destruir o poder dos Estados Unidos de controlar alguns aspectos críticos da economia mundial:


Quer ganhar Bitcoins?
A gente te ajuda nisso.
Abra uma conta grátis!


 

“Do ponto de vista da China, eles não gostam que os EUA tenham essa moeda de reserva, porque nos dá muita vantagem sobre coisas como a cadeia de abastecimento de petróleo e coisas assim. Eles não querem que o Renminbi se torne uma moeda de reserva porque então você tem que abrir sua conta de capital e fazer todo tipo de coisas que eles realmente não querem fazer. Acho que o euro você poderia pensar que é em parte uma arma chinesa contra o dólar”.

Em relação a moeda digital que a China está desenvolvendo, Peter Thiel acredita que ela não pode ser comparada com uma criptomoeda e a chamou de dispositivo de controle totalitário.

Vale notar que hoje o PayPal está cada vez mais abraçando o mercado de criptomoedas, tendo recentemente lançado um novo serviço onde os usuários podem comprar em qualquer um dos milhões de lojistas da rede usando bitcoin ou outras criptomoedas.

Veja também: Fernando Ulrich: “Criptomoedas estatais” representam um controle Orwelliano


BitPreço, o maior marketplace da América Latina. Compare os preços das principais exchanges do Brasil e mundo, e compre Bitcoin, Ethereum e USDT pelo melhor preço sempre.

Crie sua conta grátis agora!