Quase sempre os jornais noticiam o índice da BOVESPA apontando se houve queda ou alta. Normalmente eles falam: “Hoje a BOVESPA operou em alta com variação positiva de 0,5%”. Particularmente, essa forma de noticiar um índice tão importante, passa uma imagem abstrata do que realmente ele representa em nossa economia.

Isso abre margem para que algumas pessoas se perguntem: “Tudo bem, excelente que a BOVESPA subiu, mas no que isso impacta na minha vida?”. A culpa disso não é a falta de conhecimento das pessoas, mas a falta de clareza de quem dá a informação, que faz parecer mais vago e abstrato do que realmente deveria ser.

Alguns economistas e intelectuais atacam a bolsa de valores, afirmando que é apenas um local de pura especulação, que não serve para acrescentar valor algum para a economia. Mas se esquecem do papel da especulação na alocação de recursos, tão importante para uma economia saudável.

Como a BOVESPA influencia na sua vida

A cotação BOVESPA influencia indiretamente em nosso cotidiano, contudo, seus efeitos não são tão imediatos assim. Até porque esses efeitos levam um tempo até serem evidenciados em nosso cotidiano. Isso acontece porque, basicamente, a cotação da BOVESPA é um indicador de confiança do país. Se a cotação da bolsa está operando em alta, significa que existe confiança em relação ao futuro do país.


Quer ganhar Bitcoins?
A gente te ajuda nisso.
Abra uma conta grátis!


 

Quando o país está em crise econômica e política, o índice da BOVESPA opera em baixa. O que significa que as empresas listadas nesse índice, que geralmente são líderes de setores importantes para a economia, estão apresentando redução de receita, lucros menores ou até mesmo prejuízo. Essas perdas são refletidas no índice da BOVESPA, que é uma forma de dizer como anda a confiança no mercado do país.

Esse cenário ruim se espalha para toda economia, afetando o nível de emprego, renda e a demanda por serviços de toda sociedade. Se uma empresa precisa demitir ou até cortar custos, o nível de emprego diminui e, por consequência, a renda da sociedade também. Isso impacta na demanda por produtos do atacado e varejo, afetando o nível emprego e renda desses setores também.

Bovespa na crise

Não foi por acaso que chegamos aos 39 mil pontos na BOVESPA pouco antes do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, em agosto de 2016. Naquela ocasião o país estava no auge da crise econômica e política, vivendo um cenário nebuloso no campo político com líderes de partidos sendo presos por corrupção, além de uma economia em recessão com alta inflação e taxa juros.

bovespa
Gráfico com a cotação da BOVESPA

A vida da população brasileira piorou muito entre os anos de 2014 e 2016. Os preços dos produtos ficaram mais caros com a alta inflação, pessoas perderam empregos, a dívida aumentou com a subida dos juros e a atividade econômica reduziu bastante. Desde que medidas foram tomadas para combater essa crise, a economia deixou de apresentar crescimento negativo e passou a se recuperar lentamente, o que refletiu na recuperação da BOVESPA até chegar a níveis históricos no pós-eleição.

Além de ser um índice de confiança dos investidores na economia, a BOVESPA também é um indicador de confiança nas instituições jurídicas de um país. Se as instituições não são capazes de oferecer segurança na execução de contratos e acordos, o investidor ficará receoso de investir no país, levando seu dinheiro para outro lugar com mais segurança e confiabilidade para seus investimentos.

Isso se tornava evidente a cada nova fase da Operação Lava-Jato que era deflagrada. Se os líderes políticos e empresas vitais em diferentes segmentos da economia brasileira se envolvem em corrupção, a confiança de manter investimentos em um país diminui. Esse está sendo o caso do Brasil e, essa queda de confiança se torna mais acelerada quando a economia está em recessão. 

Conclusão

A bolsa de valores não sobe ou desce por acaso, existe um conjunto de fatores da economia que ajudam a colaborar nessas variações de preços. O índice da BOVESPA tem mais relação com a sua vida do que você imagina, te impactando indiretamente no seu cotidiano. Acompanhá-lo é uma excelente forma de se manter atualizado sobre a situação econômica e política do Brasil. Quando a bolsa opera em alta, investidores estão confiantes na situação econômica do país.

Leia também:

Eu, você e todos nós comemos dólar sim


BitPreço, o maior marketplace da América Latina. Compare os preços das principais exchanges do Brasil e mundo, e compre Bitcoin, Ethereum e USDT pelo melhor preço sempre.

Crie sua conta grátis agora!