Cointimes

Como criar a cultura de juntar dinheiro

Educação financeira e como juntar dinheiro

Juntar dinheiro é uma arte milenar passada de pais para filhos, de geração em geração, certo? Errado! Juntar aquela graninha final do mês é quase uma missão impossível e um grande desafio na situação financeira da vida de muitos brasileiros.

Já vou logo avisando que não existe uma formula mágica para criar essa cultura, e sim algumas boas maneira que podemos ir diariamente trabalhando e melhorando para o nosso bolso não sofrer tanto.

Vou apresentar alguns pontos que venho percebendo e como isso vem me ajudado com essa grande missão de poupar na rotina.

Juntar dinheiro vs. Despesas

Eu li um tempo atrás o livro “Pai Rico, Pai Pobre”, que fez a minha cabeça mudar sobre o modo que eu administrava minhas rendas e despesas. Esse livro aponta que existe duas formas pra você ganhar dinheiro e duas formas de perdê-lo e como tudo impacta na hora de juntar seu dinheiro.

As duas formas de ganhar é sua renda, que pode ser seu salário ou qualquer forma de ter algum dinheiro entrando no seu bolso e ativos, que é qualquer investimento que faça seu dinheiro trabalhar pra você e trazer mais renda.

Também temos duas formas de perder dinheiro que são as despesas, normalmente alimentação, saúde, festas, lazer, viagens e as passivas, que são contas mensais que todo mês já está atrelada ao seu ganho como contas básicas de água, luz, impostos, conta de celular, carros que geram mais despesas.

Ta bom, mas o que eu vou fazer com essas informações? Você precisa primeiro entender que o ativo coloca dinheiro no seu bolso enquanto o passivo tira esse dinheiro.

Segundo, você precisa colocar na ponta do lápis todas as rendas e despesas que você tem hoje, e ver se você gasta mais do que ganha.

Eu uso um aplicativo para fazer toda essa administração mensal de gastos e com eles eu coloco limites de valores para gastos mensais e consigo fazer esse par de renda vs despesas.

Longo Prazo vs. Curto Prazo

A sociedade atual é marcada pela correria do dia-a-dia e o ser humano foi feito para pensar a curto prazo: são tomadas de decisões, alimentação durante o dia, pensamento do que fazer ao acordar, novos desafios e novas prioridades a todo momento, dificilmente pensando lá na frente.

Posso te contar um segredo? Isso se aplica ao seu dinheiro também, “como vou juntar dinheiro se tenho que gastar”? Se hoje você tem aquela sensação que dia 5 seu salário cai na sua conta e dia 6 já foi todo, você está vivendo a curto prazo.

Um exemplo claro disso é que 47% dos brasileiro contam com INSS para aposentadoria e a cada 3 pessoas, 2 se aposentam com apenas um salário mínimo. Isso só fortalece minha teoria que vivemos a curto prazo sem pensar nos próximos anos.

Educação Financeira

Vai soar ridículo e uma coisa muito óbvia, mas não tem pra onde fugir. Estude sobre educação financeira!

Um dos lugares que eu recomendo é a Veduca, que é uma plataforma de cursos online onde todos os cursos são grátis e ministrados por professores de reconhecidas instituições parceiras do Veduca, como a USP. Lá tem alguns cursos de finanças e acabei fazendo o de Finanças pessoais e investimento em ações e foi muito bom como curso introdutório.

Além disso tem outros meios para se informar no Youtube como canais da Natalia Arcuri do Me Poupe, Primo Rico e o próprio Cointimes, que semana passada tivemos o sétimo episódio do Conexão Satoshi e falamos sobre educação financeira, que você pode ouvir logo abaixo.

Como vou aplicar isso?

O dinheiro só atenua o que está na sua mente, então entender seu fluxo e se educar é o primeiro passo. Não é uma coisa simples mas você vai começar a se policiar, use aplicativos, excel ou um caderninho para fazer essas contas e anotações, mas faça.

Depois de 3 meses eu vi a diferença no meu bolso e no estilo de vida, corte de gastos desnecessários que viraram um pouquinho de dinheiro final do mês que depois de alguns meses viraram porcentagem do meu salário separada para investimentos e virar um ativo.

NOTA: A matéria foi revisada no dia 01/07/20, originalmente produzida em 10/09/18.

Leia outros conteúdos...

© 2024 All Rights Reserved.

Descubra mais sobre Cointimes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Cover

Ganhe Bitcoin assistindo Youtube, navegando na internet ou fazendo compras!