O Bytecoin é uma criptomoeda que você consegue minerar em hardware especializado. Com um marketcap de US$60 milhões, a BCN tenta competir com moedas privadas como o Monero e Zcash.

Assim como na mineração de Bitcoin, o Bytecoin utiliza de um Proof of Work para funcionar. Ou seja, existe uma competição de poder computacional para gerar as moedas da rede.

Dessa forma, pode não ser muito vantajoso minerar uma critpomoeda, visto que os gastos com hardware e energia são altos.

Vale a pena minerar Bytecoin?

Apesar de ter se tornado a primeira criptomoeda a adotar o protocolo Cryptonote, a Bytecoin é uma moeda controversa. Desde seu nascimento existe a suspeita de que ela foi pré-minerada.

Mesmo assim, se você tiver algum hardware e dinheiro para arriscar, pode ser vantajoso minerar essa moeda. Mas como saber?

Para saber se uma moeda é vantajosa para minerar podemos ir para o site WhatToMine. Nele é possível adicionar variáveis como o custo da energia, hardware, taxas e preços.

Fonte: WhatToMine

Por ter um algorítimo de mineração anteriormente utilizado pelo Monero e otimizado pelas empresas de chips para mineração, provavelmente quem minera BCN faz isso com hardware especializado.

Seria interessante comprar esse hardware agora? Creio que não, a Bytecoin é uma moeda em decadência com uma comunidade pequena e com pouca movimentação de valores.

Minerando Bytecoin: passo a passo

Se mesmo assim você está determinado a minerar Bytecoin, bom, vamos te ensinar. Talvez seja uma experiência interessante.

Vale lembrar que temos também um tutorial sobre “como minerar Monero em casa“, vai lá se você quiser ter alguma chance sem hardware específico para a mineração.

Minerar BCN com o cliente oficial

Uma das maneiras mais fáceis e seguras para começar no processo de mineração dessa cripto é pelo cliente oficial.

Vá no site da Bytecoin e baixe o Daemons. Pelo terminal de comando vá até a pasta da Bytecoin e lance o cliente com o comando:

./bytecoind

Após você precisará lançar o cliente minerd e colocar o endereço da sua carteira, faça isso no terminal com os seguintes comandos:

./minerd --wallet-address=<o endereço da sua wallet aqui> --bytecoind-address=127.0.0.1:8081

O software então vai começar a minerar automaticamente. Claro, se você estiver com um computador caseiro, pouco provavelmente irá achar algum bloco.

Gostou do tutorial? Então siga o Cointimes no Telegram para não perder as principais notícias do mercado de criptomoedas.