Coingoback

O rosto por trás do criador do Bitcoin tem sido um enigma desde que o pseudônimo Satoshi Nakamoto lançou o white paper, há mais de 12 anos. Curiosamente, Satoshi trabalhou no projeto Bitcoin publicamente por 25 meses e 13 dias, enquanto era capaz de permanecer completamente anônimo.

O que realmente se sabe sobre Satoshi Nakamoto?

Satoshi Nakamoto é um mistério muito interessante e o inventor da revolução tecnológica que foi invocada pelo nascimento da rede Bitcoin. Não sabemos muito sobre Satoshi, exceto o que o criador disse ao público enquanto ele (ou ela) estava por perto. Satoshi Nakamoto conseguiu permanecer anônimo, enquanto lançava o white paper do protocolo, iniciando a rede e até mesmo lidando com colaboradores de desenvolvimento. Apesar de permanecer ativo por anos, Satoshi conseguiu continuar anônimo até hoje.

Existem fatos concretos que sabemos sobre Satoshi e muitas coisas que simplesmente presumimos. Por exemplo, presume-se que no último 5 de abril, o inventor do Bitcoin completou 46 anos. Mas essa data foi escolhida pelo próprio Satoshi em um fórum e pode muito bem ser falsa.

O fato é que Satoshi conseguiu permanecer desconhecido o tempo todo, e até hoje as pessoas acreditam que o inventor ou desapareceu para sempre ou está morto. Se Satoshi estiver vivo, o criador do Bitcoin é um dos indivíduos mais ricos vivos hoje, pois estima-se que suas carteiras detenham por volta de 1 milhão de bitcoins.

Claro, o número exato de quantas moedas Satoshi segura também é desconhecido, e realmente não sabemos se o criador ainda tem acesso às chaves. O que sabemos com certeza é que Satoshi foi excepcional em permanecer anônimo na internet.

Recentemente, o editor da Bitcoin Magazine, Pete Rizzo, publicou um relatório abrangente sobre a suposta mensagem final que Satoshi enviou em 26 de abril de 2011 e os últimos dias do criador aos olhos do público.

De acordo com o relatos de Rizzo e do ex-desenvolvedor do Bitcoin Core Gavin Andresen, depois que Satoshi divulgou sua mensagem final em dezembro de 2010 e publicou a versão 0.3.19 do Bitcoin, Nakamoto perguntou se Andresen poderia se referir a ele mais como um “líder de tecnologia” do que uma “figura misteriosa e sombria.”

anônimo Satoshi Nakamoto

Rizzo diz que em abril de 2011 Satoshi escreveu:

“A imprensa transforma [a descrição da misteriosa figura sombria] de um ângulo de moeda para pirataria. Em vez disso, talvez deixe isso sobre o projeto de código aberto e dê mais crédito aos seus contribuidores; ajuda a motivá-los.”

VPN, Tor, registro de domínio anônimo e e-mail anônimo

Uma das maiores perguntas que as pessoas costumam fazer é: Como Satoshi Nakamoto conseguiu permanecer anônimo? Bem, Satoshi fez um grande número de coisas para manter a privacidade, como não revelar seu nome e identidade reais e escolher usar um sobrenome japonês.

O inventor do Bitcoin ainda escolheu se associar com pessoas que respeitavam muito a privacidade, e o criador apelou imediatamente para a mentalidade libertária. A introdução do Bitcoin ocorreu perfeitamente após a crise financeira de 2008 que abalou o mundo.

Em uma série de postagens de mídia social no Reddit e bitcointalk.org, presume-se que Satoshi utilizou uma rede privada virtual (VPN) ou até mesmo o Tor. Nakamoto havia falado sobre o Tor antes e recomendou ao público como uma boa maneira de obscurecer a origem de uma transação de bitcoin.

Em uma publicação arquivada do Reddit publicada sete anos atrás, um Redditor explica como Satoshi também registrou domínios anonimamente. Porém, a pessoa disse que pode haver uma fraqueza na maneira como Satoshi Nakamoto se registrou no anonymousspeech.com.

“Naquela época, no entanto, o bitcoin não existia, então ele teve que fazer uma transferência eletrônica com a Western Union, usar o Paypal, uma transferência bancária ou enviar um cheque. Então talvez eles saibam quem é [Satoshi].”, disse a conta agora excluída.

Michael Weber
Michael Weber, dono do site The Anonymous Speech, pode ser a única pessoa que de fato conhece a identidade de Satoshi Nakamoto.

Michael Weber é a única pessoa que pode ter detalhes de pagamento de Satoshi para seu site anonymousspeech.com por e-mails de vistomail e domínio bitcoin.org. No entanto, é muito improvável que Michael mantenha registros de transações de 2008, considerando sua abordagem anônima para seus usuários.

Além do Tor e de uma VPN, também se presume que Satoshi Nakamoto aproveitou uma série de outras ideias para ocultar sua identidade. Nakamoto aproveitou coisas como uma empresa de hospedagem gratuita e também um email anônimo.

“Algumas [pessoas], incluindo eu, olhei para os carimbos de data e hora em seus commits no Sourceforge, e-mails e postagens de fóruns para fazer suposições sobre a localização. Nada é realmente definitivo”, insiste o comentário da conta excluída de sete anos atrás.

O usuário do Reddit adicionou:

“Mesmo que seus esforços para permanecer anônimo não sejam à prova de balas, eles são extremos. Ele claramente tinha motivos para querer evitar ser encontrado. Razões além de tornar uma ideia mais atraente por meio da não atribuição.”

Por que Satoshi permaneceu anônimo?

As razões pelas quais Satoshi Nakamoto escolheu permanecer anônimo também são presumidas e desconhecidas. Predominantemente, as pessoas acreditam que foi para a própria segurança do desenvolvedor. Ser o inventor de uma tecnologia que pode contornar o controle corporativo, a manipulação do governo e trabalhar acima e abaixo do sistema monetário atual tornou Nakamoto extremamente famoso.

No podcast do Cointimes, Conexão Satoshi, discutimos sobre isso, onde o convidado Anderson A. explicou como cada pessoa possui diferentes modelos de ameaça, e como Satoshi poderia possuir o maior modelo de ameaça de todos.

E embora exista uma busca muito grande pela identidade real de Satoshi, existem pessoas que afirmam serem os responsáveis pela criação do Bitcoin, mas nunca ninguém conseguiu provar tal constatação.

Os primeiros anos de anonimato de Satoshi fizeram com que as pessoas duvidassem muito de indivíduos indisciplinados fazendo tudo o que podiam para provar que criaram o protocolo.

Então, como Satoshi Nakamoto permaneceu anônimo todos esses anos? Bem, o inventor não foi apenas inteligente em projetar o protocolo, mas também foi inteligente o suficiente para alavancar uma grande segurança de operações (opsec) enquanto permanecia sob os olhos do público.

Satoshi Nakamoto aplicou e implantou muitas ferramentas que mantiveram sua identidade em segredo completo que durou o teste do tempo. Uma coisa que as pessoas presumem é que depois que Satoshi disse adeus entre dezembro de 2010 e o ostensivo e-mail de abril de 2011, é muito possível que Nakamoto tenha falecido e permaneça anônimo por causa da morte.

Por exemplo, alguns presumem que Satoshi poderia ter sido o agora falecido Hal Finney, que sofreu de Esclerose Lateral Amiotrófica. Outros apontaram para o mentor do crime Paul Le Roux, que está na prisão e não pode se comunicar com o público, mesmo sendo Satoshi de forma anônima.

Seja qual for o caso, Satoshi merece um grande crédito por ter criado o Bitcoin, mas também por ser capaz de permanecer uma figura anônima por mais de 12 anos se ainda estiver vivo. Seu anonimato certamente contribui para a descentralização de seu projeto.

Veja também: Quem foi Satoshi Nakamoto?


BitPreço, o maior marketplace da América Latina. Compare os preços das principais exchanges do Brasil e mundo, e compre Bitcoin, Ethereum e USDT pelo melhor preço sempre.

Crie sua conta grátis agora!