Em um post feito por Bryan Cook (AKA BorisJGR) no Reddit, o Diretor Digital da Equipe NASCAR disse estar “representando a causa (Bitcoin) hoje à noite em uma grande corrida de sim (simulação)”. A corrida será transmitira pela plataforma Twitch.tv pelo canal Podium eSports, e será no jogo iRacing.

Além disso, o automobilista aposentado Dale Earnhardt Jr. também estará na competição, que irá ocorrer hoje (24), às 9 da noite. Bryan também relembra que “na semana passada, mais de 30 mil pessoas assistiram ao vivo”.

Ainda segundo Bryan, seu “Pit stop” (local no autódromo onde se para para abastecer o carro, trocar pneus, etc.) tem uma placa escrito “HODL“, como uma brincadeira aos investidores de Bitcoin.

Uma alternativa enquanto o mundo “fica de cama”

Recebendo muita atenção, o iRacing passou a ser comentado não só por corredores mas também pelo próprio site da NASCAR como uma “forma de preencher o vazio, enquanto a comunidade de corridas fica ociosa”.

Consequentemente, jornais como o próprio NBC Sports começaram a cobrir corridas virtuais do jogo, perguntando a vários corredores profissionais e outros sobre sua experiência jogando.

Muitos deles comentaram sobre o “quão divertido foi poder correr mais uma vez”, seguida dos tempos difíceis que se iniciaram no Brasil com a crise da Segunda-Feira Negra.

A Arte Imita a Vida

O jogo, por sua vez, é o iRacing. Considerado a “principal simulação/jogo de corrida de motorsports do mundo”, o jogo foi lançado em 2015 na loja Steam e custa em torno de R$25/mês em assinaturas.

O iRacing também possui uma página de “Testemunhas”, repleta de depoimentos de INÚMEROS motoristas, muitos deles vencedores de copas da NASCAR, que falam sobre o simulador como o “quão realista” e “como é o melhor do mercado”.

O jogo funciona com integração a Óculos de Realidade Virtual, volantes e pedais para controle e outras ferramentas de imersão. Veja abaixo um vídeo de Bryan Cook testando com sua namorada em uma corrida:

Por fim, apesar de não ter uma nota exatamente perfeita em análises da Loja Steam (81% de aprovação, de 515 análises), os votos negativos mais frequentes são por uma causa específica: o preço.

Análise postada pelo usuário ENEMAR SALOMAO. Fonte: Steam