Bitcoin pode fechar a semana acima dos US $17.000 e Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed) apresenta dados para 2023.
Nesta semana o bitcoin conseguiu uma alta de até 8%, voltando aos patamares acima dos US $17.500. Hoje, está corrigindo essa alta, o que é normal acontecer.
Os preços foram impulsionados principalmente pelos alívios macroeconômicos e índices apresentados nos EUA. No momento atual, com o recuo do bitcoin, alguns suportes importantes mantêm o ativo acima de US $17.400 e US $17.200, principalmente.
Se o preço do bitcoin de fato atingir esses patamares e se manter, poderá ter um novo impulso de alta na direção dos US $18.500, que é a resistência a ser rompida para o BTC manter-se em um ponto importante do gráfico.

Cenário macroeconômico
Como já esperado pelo mercado, o Fed subiu 50 bps na taxa de juros e, logo após o anúncio, veio a tão aguardada fala de Jerome Powell.
Jerome deixou bem claro que continuarão a subir juros para atingir o objetivo de 2% de inflação novamente. Um dos pontos a ser observado, de acordo com Powell, é a relação de oferta de empregos nos EUA, conforme deixamos claro no Twitter.
– O maior risco para 2023 é uma forte recessão nos EUA.
— Cointimes (@CointimesNews) December 14, 2022
– O objetivo para inflação é 2%, a política monetária continuará contracionista o suficiente para que essa meta se torne real.
Powell ainda afirma que a demanda por trabalho está alta, e o mercado de trabalho está com cerca de três milhões de trabalhadores a menos que na pré-pandemia. Isso ocorre em grande parte por aposentadoria, imigração e outros fatores. Esse ponto se torna interessante também para o controle inflacionário em relação aos salários ofertados.
Em análise gráfica, o par bitcoin correlacionado com Nasdaq está formando uma bandeira de alta ou um canal de alta. E se continuar essa tendência, poderá atingir patamares acima dos 1.57 pts.
Essa é uma figura gráfica que mostra a Nasdaq perdendo valorização perante ao bitcoin. Mas, o padrão gráfico normalmente alcança o topo ou próximo, e logo após volta a ter queda. Então é algo a se observar no curto prazo e acompanhar os índices.

Índices do mercado de criptomoedas
No momento da escrita desta matéria, o bitcoin está precificado em R$93.650, com queda de 0,79% nas últimas 24 horas.
O ether está em R$6.850, registrando queda de 2,72% nas últimas 24 horas, segundo dados do CoinGoLive. Em dólar, o BTC está cotado em US $17.710 e o ETH em US $1.290.
A capitalização de mercado de criptomoedas hoje está acima de US $861 bilhões, com o volume de negociações nas exchanges a pouco mais de US $45 bilhões nas últimas 24 horas. A dominância do Bitcoin se mantém em 39,6% e a do Ethereum é de 18,4%.
Para seguir acompanhando o momento do mercado cripto e das principais criptomoedas, vem para o Discord da Foxbit e o Discord do Cointimes para conversar com a nossa comunidade de traders e especialistas que estão sempre ligados nos principais acontecimentos do mercado!
Leia mais notícias relevantes: