A Hathor Network, criptomoeda brasileira usada para emissão de NFTs do Felipe Neto, assinou o Acordo Cripto Climático (CCA, na sigla em inglês). Entenda o que é o acordo e como a Hathor pretende fazer isso. 

Segundo comunicado da Hathor Labs, o objetivo é que a rede alcance 100% de uso de energia renovável até 2025.

 Esse é mais um passo da rede Hathor para diminuir a pegada de carbono da criptomoeda, há poucos meses a startup lançou a iniciativa Hathor Green que prevê bonificação de mineradores que usam energia renovável no processo de geração do token HTR.

O HTR é um token gerado por meio de um método de consenso hibrido que permite usar a mesma energia gasta no processo de mineração do bitcoin e outros criptoativos que usam o SHA256 como Bitcoin Cash, BSV e outros. 

O que é o Acordo Cripto Climático?

O CCA foi inspirado pelo Acordo Climático de Paris e reúne diversas empresas do mercado de criptomoedas. Dentre os apoiadores, segundo a página oficial do projeto, podemos ver a Coinshares, Web3 Foundation, XRP Ledger Foundation, Ripple e outras organizações. 

O objetivo do Crypto Climate Accord é zerar as emissões de gases do efeito estufa até 2040 da indústria, ele também oferece um espaço aberto e de colaboração para enfretar as principais dificuldades nessa fase de transição.

“Fazer parte do Acordo Cripto Climático é um passo muito importante dentro da trajetória da Hathor Network. Como trabalhamos com mineração combinada, sabemos que para gerar nosso token nativo (HTR) a emissão de gases é ínfima, mas estamos assumindo nosso compromisso no que tange a ajudar a reduzir esse efeito na mineração de bitcoins. Quanto mais renovável for a matriz energética, melhor será para o futuro do nosso planeta”, afirma Guto Milano, head de Marketing da Hathor.

As preocupações com a utilização de energias renováveis pelo mercado dispararam após Elon Musk anunciar que a Tesla não mais aceitaria bitcoin devido ao gasto energético que estaria supostamente vindo de fontes poluidoras. 

A brasileira Hathor Labs foi muito questionada sobre o impacto ambiental do seu blockchain após ser utilizada para lançar os NFTs do youtuber e empresário Felipe Neto. 

Leia também:

Compre e venda Bitcoin e outras criptomoedas na Coinext
A corretora completa para investir com segurança e praticidade nas criptomoedas mais negociadas do mundo.
Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br