O navegador CryptoTab, que promete rendimentos através de uma rede de afiliados e mineração, na verdade não minera bitcoin, dizem especialistas que analisaram seu código.

O programador Bruno da Silva compartilhou no facebook sua análise: “O navegador CryptoTab não minera Bitcoin. Não há absolutamente nenhum código (tanto na extensão para Firefox ou Chrome como no navegador) que faça mineração de Bitcoin.”

E ainda compartihou em sua página no github o código fonte na íntegra para as pessoas analisarem por conta própria.

“Eles ganham dinheiro com publicidade e coletando seus dados. Fiquem atentos com mais este golpe.”, alertou Bruno.

Coinext 760x150

 

Leandro Trindade, chefe de operações do laboratório de segurança aCCESS, concorda com Bruno e disse ao Portal do Bitcoin:

“Nesse quesito, o que eu vi: de fato não tem nenhum código relacionado com mineração. A única coisa que tem de mineração na CryptoTab é o display de bitcoins, que é para mostrar como se estivesse minerando algo.”

Ele contou que a maior parte do código do navegador é referente a um odômetro, que mostra a velocidade que seria para a mineração.

“A API deles entrega uma variável chamada ‘velocidade’, mostrada no navegador, o preço do bitcoin e a taxa de conversão do ethereum, só”.

Então como eles estão pagando?

Leandro explicou que eles têm no código a injeção de propagandas, que geram banners. Então eles vão colocando propagandas ao longo da sua navegação, para depois te repassar apenas uma fração dos rendimentos através da fraude da suposta mineração pelo navegador.

“E mesmo que fizesse [mineração pelo navegador] não daria 1 centavo de R$ minerando durante 1 ano.”, indaga Bruno da Silva.

Há um perigo eminente de ataque

Trindade ainda alerta para algo mais perigoso. Nos dois sites que o navegador acessa, ele baixa um javascript e manda executar sumariamente o que ele baixou.

Para o programador, isso significa a qualquer hora os responsáveis pelo CryptoTab podem alterar o comportamento da extensão:

“Quem usa está dando um cheque em branco para CryptoTab do tipo ‘execute o que você quiser no meu navegador”.

O que, segundo ele, pode significar roubo de cookies, chaves privadas de carteiras online de bitcoin, como também trocar endereços de  bitcoin nos sites que você acessa por endereços maliciosos, etc.

A visão de Trindade de que o CryptoTab pode tentar fazer um ataque massivo no futuro não é de se estranhar. A única forma de ganhar algum valor realmente significativo é recrutando mais pessoas para o navegador e quem já conhece bem o mercado sabe que esse sistema não durará para sempre.

Leia também: Ganhando criptomoedas de graça com faucets


Invista em criptomoedas com segurança, alta liquidez e as menores taxas do mercado.

NovaDAX: a exchange mais completa do Brasil com mais de 25 criptomoedas listadas e a melhor nota de atendimento ao cliente.

Conheça novadax.com.br