Daniel Fraga, um dos pioneiros do bitcoin no Brasil, deu um sinal de vida e gerou polêmica na comunidade de bitcoin brasileira. 

Resumo da matéria:

  • Quem é Daniel Fraga, o milionário do bitcoin que desapareceu
  • Daniel Fraga faz atualização no seu canal do Youtube 
  • Polêmica na comunidade na escolha do Bitcoin

Daniel Fraga: Uma lenda do bitcoin no Brasil

Daniel Fraga começou seus vídeos no Youtube denunciando a má administração da cidade de São Paulo há mais de 10 anos, veja um dos primeiros vídeos dele denunciando a falta de ação da prefeitura na gestão Kassab:

Cansado de ver tantos problemas e o descaso da classe política, ele resolveu agir denunciando e usando o bitcoin como maneira de escapar do sistema. Ele também foi um grande divulgador do anarcocapitalismo, uma filosofia que prega a livre troca de bens e serviços entre as pessoas sem interferência de terceiros e a propriedade privada. 

Em pouco tempo Daniel virou um fenômeno e ainda em 2013 criou os primeiros tutoriais sobre o uso de bitcoin no Brasil. Por sua luta política, Fraga foi alvo de processos de prefeitos, juízes e auditores da receita federal, chegando até mesmo a ser ameaçado fisicamente.   

Mas nenhum dos processos teve sucesso, visto que Fraga tinha pouco dinheiro estatal em conta e contava com a maior parte do patrimônio em bitcoin, impossibilitando o confisco estatal. Com tantas perseguições, Fraga desapareceu e virou uma lenda da internet. 

Fraga dá sinal de vida em 2021

Apesar de ter desaparecido do youtube há anos, Fraga ainda dá sinais de vida e o último foi uma atualização no seu perfil do Youtube.

O anarcocapitalista adicionou o site “WhyBitcoinCash.com” nos links recomendados na capa do Youtube:

Perfil de Daniel Fraga no Youtube
Símbolo do Bitcoin Cash ao lado do site Exchange War

O site é de Kim Dotcom, o lendário empresário e hacker que criou o antigo Megaupload e também é um grande fã da criptomoeda Bitcoin Cash (BCH).

O Bitcoin Cash surgiu devido a um racha da comunidade do Bitcoin. Uma parte da comunidade defendia o aumento do bloco para comportar mais transações e a outra a manutenção de blocos de 1 MB com melhorias de eficiência incrementais. 

Os que defendiam o aumento dos blocos fizeram um fork (uma divisão) e continuaram com o Bitcoin Cash, enquanto os que mantiveram o mesmo tamanho estão no “Bitcoin BTC”.  O sit whybitcoincash.com mostra as diferenças entre os dois projetos:

Bitcoin x Bitcoin Cash

Bitcoin x Bitcoin Cash: os irmãos que se odeiam

A divisão da comunidade entre o BTC e o BCH dura até hoje. Do lado do BCH está o ex-desenvolvedor chefe do Bitcoin Gavin Andresen, o empresário libertário Roger Ver, Kim Dotcom, o chinês Jihan Wu e milhares de pessoas que defendem o bitcoin como um sistema que vai substituir o dólar como meio de pagamento.

Do lado do BTC está a maior parte da comunidade atualmente, com forte apoio de Adam Back e seus funcionários, grandes exchanges, desenvolvedores do Core e corporações.  Geralmente, o BTC é visto como ouro digital e alguns até defendem a manutenção do dólar e das moedas fiat, como é o caso do empresário Michael Saylor. 

O apoio de Fraga ao Bitcoin Cash enfurece o lado que defende o BTC e dá esperanças a pequena comunidade do BCH no Brasil.

Leia também:

Compre e venda Bitcoin e outras criptomoedas na Coinext
A corretora completa para investir com segurança e praticidade nas criptomoedas mais negociadas do mundo.
Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br