Jonas Schnelli começou a contribuir para o desenvolvimento do Bitcoin em 2013 e desde 2015 começou a trabalhar o dia todo com a criptomoeda, mas hoje ele disse adeus e deu um alerta para a comunidade. 

O desenvolvedor trabalhou em diversos projetos relacionados ao Bitcoin Core, principal software do Bitcoin, inclusive realeases para computadores da Apple que rodam ARM. 

Decidi deixar o cargo de mantenedor e colaborador do Bitcoin Core. Os últimos anos foram incríveis e eu escrevi código, discuti e aprendi tanto! Comecei a contribuir em 2013 e fui em tempo integral em 2015. Que passeio! Mas agora, é hora de seguir em frente.” – disse Jonas. 

Desenvolvedor do Bitcoin saiu e deixou um alerta

Ele explica os motivos para a saída e o principal foi a mudança de interesse, mas também outro fator que contribuiu está relacionado à segurança legal dos desenvolvedores.

Além disso, sinto que os riscos legais para os desenvolvedores de Bitcoin estão aumentando ano a ano (o que pode ser estressante).”

Os principais desenvolvedores do bitcoin são, geralmente, figuras públicas inclusive o líder de desenvolvimento atual é financiado pelo MIT. Wladimir Van der Laan substituiu Gavin Andressen, outro desenvolvedor público, que por sua vez recebeu a missão de Satoshi Nakamoto – o próprio criador da criptomoeda. 

O grande problema de ser um desenvolvedor público do bitcoin é ser perseguido tanto pelo Estado quanto por empresas ou pessoas privadas. Em 27 de abril de 2011, Gavin teve que ir para CIA explicar o funcionamento do BTC. 

Gavin falando sobre convite da CIA
Gavin explicando sobre sua ida a Agência de Inteligência dos EUA

Jonas dá uma dica para os desenvolvedores que quiserem ajudar o bitcoin:

“Novos contribuidores devem se unir [ao projeto] anonimamente”

Recentemente, o ex-desenvolvedor da Monero foi preso nos Estados Unidos por crimes que já haviam sido julgados, a polícia aproveitou a prisão para pedir asistência técnica sobre a criptomoeda – muito utilizada para transações anônimas.

Em maio, os principais desenvolvedores do bitcoin foram atacados por uma TV pública alemã e retratados como se fossem criminosos.

Devs do BTC com rosto borrado

Contudo,  Schnelli afirma que muitos programadores experientes e altamente qualificados estão envolvidos no projeto, definitivamente a comunidade não deve se preocupar com sua saída.

“Nos últimos anos, muitos desenvolvedores experientes e altamente qualificados aderiram ao projeto. Então não tenha medo! O projeto Bitcoin está nas melhores mãos possíveis. Há tantos grandes projetos de Bitcoin acontecendo agora.” – disse Jonas. 

Compre e venda Bitcoin e outras criptomoedas na Coinext
A corretora completa para investir com segurança e praticidade nas criptomoedas mais negociadas do mundo.
Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br