Cointimes

DOJ apreende US$470 milhões em ações da Robinhood de executivos FTX

Ações da Robinhood

Sam Bankman-Fried acabou de perder mais de US $400 milhões de seu capital social em ações da Robinhood, apesar das objeções anteriores.

Sam Bankman-Fried (SBF) e seu antigo braço direito, Gary Wang, não conseguiram manter a propriedade de quase meio bilhão de dólares em ações da Robinhood, de acordo com um documento judicial de 6 de janeiro.

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DOJ) apreendeu as participações dos executivos em resposta a acusações de fraude de amplo alcance contra Bankman-Fried e FTX, com os quais os investimentos de capital podem estar envolvidos.

O documento, arquivado em um tribunal de falências de Nova Jersey, revelou que o DOJ apreendeu 55.273.469 ações da Robinhood, juntamente com outros US $20.746.713,67 da ED&F Man Capital Markets, uma holding controlada tanto por SBF quanto por Wang. Com cada ação da Robinhood negociada a US $8,50 no momento da redação, o valor total das ações e do dinheiro apreendido é de aproximadamente US $490 milhões.

De acordo com o DOJ, os bens apreendidos contam como propriedade e receita envolvidos em violações de vários estatutos criminais, incluindo fraude bancária e lavagem de dinheiro. No mês passado, um grande júri no Distrito Sul de Nova York acusou SBF de oito incriminações, como conspiração para cometer fraude de títulos, fraude de commodities e violações do financiamento de campanhas.

“O governo espera que as provas mostrem que Bankman-Fried defraudou clientes da FTX ao se apropriar indevidamente de seus fundos para seu uso pessoal, inclusive para investir por conta própria, para fazer investimentos de risco não revelados,” escreveu o DOJ.

Como publicado pelo Cointimes, o DOJ mostrou intenção de confiscar as ações na semana passada, 90% das quais eram de propriedade de Bankman-Fried, e 10% de Wang. Os advogados de Bankman-Fried se opuseram à possível apreensão, alegando que era “inapropriado” presumir automaticamente que essas ações foram compradas com fundos ilegítimos.

Saiba mais: SBF quer usar ações da Robinhood para pagar despesas judiciais

Testemunhando no Congresso no mês passado, o advogado de falência da FTX e o novo CEO, John Ray, declarou que a FTX mesclou ativos de usuários com os ativos da Alameda Research, e esses ativos foram usados para negociação de margem.

O que resta para SBF?

Durante uma entrevista na Dealbrook Summit em novembro, SBF alegou ter apenas US $100.000 em sua conta bancária, um indício de seu patrimônio líquido multibilionário antes do colapso da FTX.

Bankman-Fried foi extraditado das Bahamas para os EUA por ordem do DOJ em dezembro, mas depois foi liberado com uma fiança de $250 milhões de dólares. Ele está preso no Distrito Norte da Califórnia enquanto aguarda julgamento e não foi autorizado a retirar quaisquer novas linhas de crédito até então.

Leia também:

Leia outros conteúdos...

© 2024 All Rights Reserved.

Descubra mais sobre Cointimes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading