O mercado acionário está em um ótimo dia hoje, com o Ibovespa chegando a alcançar +11% e o Dow Jones com +9,9% – a maior alta desde 2008.

Já o mercado de criptomoedas se recupera há alguns dias. Segundo o site Coingolive, o Bitcoin subiu 31,27% nos últimos 7 dias. Enquanto no momento em que escrevemos a matéria o BTC acumula +5,52% nas últimas 24 horas.

Mercado de criptomoedas
Mercado de criptomoedas

Mas por que isso acontece?

Primeiramente, os mercados estão se acalmando com os pacotes de estímulo dos bancos centrais. No Brasil, o BC anunciou o maior pacote de estímulo da história do país.

“É o maior plano de injeção de liquidez e capital da história do país. O sistema é sólido e está bem capitalizado. Vamos atravessar bem essa crise”, afirmou o Banco Central do Brasil

Veja mais sobre essa atitude do BC: Banco Central vai injetar 10 vezes mais dinheiro do que na crise de 2008

Por outro lado, analistas de Wall Street acreditam que as liquidações estão chegando ao fim e estamos agora com fundos de pensão prontos para intervir. Além do mais, há sinais de melhoria em algumas das regiões do mundo mais atingidas pelo vírus.

Apesar da alta, os especialistas acreditam que o momento não é de virada de tendência.

“O sentimento melhorou, mas chamar isso de ponto de virada é algo muito forte por enquanto”, disse James McCormick, chefe global de estratégia de mesa da NatWest Markets

Veja também: “Quais são as melhores moedas em uma crise mundial?