O suporte para Ethereum 2.0 está crescendo rapidamente. Em um marco significativo, a rede de teste Medalla da Eth2 se expandiu para mais de 75 GB de tamanho.

Junto com isso, o número de “ether test” na rede de teste ultrapassou os 2 milhões, sinalizando interesse na rede. Mas alguns especialistas estão preocupados.

Ethereum 2.0 Testnet atinge tamanho de 75 GB

De acordo com os relatórios mais recentes, dois meses após o lançamento do Medalla, cada nó na rede de teste Eth2 já contém mais de 75 GB de dados. Seu predecessor, o blockchain Ethereum , tem um tamanho de mais de 452 GB em nós comuns.

No entanto, é necessário lembrar que o blockchain Ethereum é suportado por nós completos, assim como o Bitcoin. Os nós da rede de teste Medalla / Eth2, por outro lado, são classificados como “nós de arquivo”. Os nós de arquivo têm de “manter o estado a cada mudança de estado, isso significa mais armazenamento necessário.

Cointimes Awards

A razão para este crescimento exponencial no tamanho do blockchain do Ethereum 2.0 não é conhecido claramente, mas o que é aparente é que a esta taxa, os nós de arquivo do Eth2 logo ultrapassarão o tamanho do blockchain do Ethereum.

Quantidade de validadores em verde e ether em stake na linha azul

Preocupação com o tamanho do blockchain

Apesar dos números positivos de nós e ether em testnet, o crescimento exponencial do blockchain preocupa especialistas. Mesmo sendo uma rede de testes, o Ethereum 2.0 pode aumentar a necessidade de mais armazenamento.

Para sincronizar um nó comum atual da rede com 200 GB, um usuário com um computador médio terá problemas. Para Eric Wall, CIO da Arcane Assets, demorou 35 dias para sincronizar um nó de Ethereum. Contudo, ele demoraria meses para sincronizar um nó de arquivo, que atualmente ultrapassa os 4 TB de dados.

Se o blockchain da Eth2.0 crescer acima de 35 GB ou mais mensalmente, teremos um sério problema para a manutenção da rede.

Cointimes Awards

Perda de dados no blockchain?

Em janeiro de 2013, um bug no servidores da Ripple causou a perda de dados do blockchain da moeda XRP. Como resultado de poucos (ou nenhum) nó externo além da Ripple Foundation, os blocos anteriores ao 32570 foram perdidos para sempre.

“Aconteceu com o xrp / ripple, aparentemente, eles perderam parte da história inicial.”

afirmou Adam Back em resposta a um tweet sobre o tamanho dos nós de arquivo no Eth.

Quantos nós de arquivo o Ethereum 2.0 terá com crescimento de 78 GB por mês na cadeia principal?


Invista em criptomoedas com segurança, alta liquidez e as menores taxas do mercado.

NovaDAX: a exchange mais completa do Brasil com mais de 25 criptomoedas listadas e a melhor nota de atendimento ao cliente.

Conheça novadax.com.br