Tucker Carlson é um dos âncoras mais prestigiados dos Estados Unidos, ele foi responsável por evitar que Trump declarasse guerra contra o Irã. Agora, ele acredita que as injeções de dinheiro do FED podem transformar os EUA em um Zimbabwe.
Recentemente o FED anunciou que vai injetar o equivalente a um PIB do Brasil na economia dos Estados Unidos por semana. Só na semana passada o dinheiro chegou a 1,5 trilhão de dólares em recompras de títulos públicos.
Mas claro, o governo não pode injetar tanto dinheiro na economia e se ele fizer as consequências são altas segundo Tucker:
“Quanto dinheiro barato nós podemos imprimir até que o público perca confiança no sistema e a inflação exploda?”, comentou Tucker.
EUA, Zimbabwe 2.0?
Os países que injetaram dinheiro sem parar na economia acabaram com hiperinflação. Um dos exemplos mais drásticos é o caso do Zimbabwe. O país africano imprimiu tanto dinheiro que ele se desvalorizou absurdamente.

Se o FED continuar injetando dinheiro na economia para salvar o mercado financeiro Tucker acredita que uma hora os EUA podem virar um “Zimbabwe”:
“Em algum ponto nós viraremos Zimbabwe”, ressaltou o âncora.
Contudo, o dólar é uma moeda forte e muito usada como reserva por diversos países. Dessa forma, os EUA conseguem exportar a inflação, mas essa política não irá durar para sempre se os mercados perderem a confiança na estabilidade da moeda.
E, na verdade, o dólar está perdendo relevância como reserva global desde 2003, como mostra o banco JPMorgan:

“Economistas em Washington acreditam que isso nunca irá acontecer e que podemos fazer isso para sempre! Mas não podemos e eles sabem que não podemos em algum nível” – disse Carlson em tom de revolta.
Os trilhões que vão para Wall Street
Assim como na crise em 2008, o governo dos Estados Unidos se esforçou para salvar primeiramente o mercado financeiro e os grandes bancos. Enquanto o cidadão comum perdia seu emprego, casa e alguns até a vida.
Tucker acredita que a atitude do governo deveria se voltar para os mais pobres em vez de ajudar Wall Street. Ele cita o governo alemão, que na última crise investiu em programas de manutenção de emprego.
“O declínio econômico, é perigoso para todos e em especial para os mais pobres”, declarou o jornalista.
Não sabemos se o governo dos Estados Unidos irá modificar sua política nas crises. Contudo, se Tucker conseguiu evitar uma guerra, talvez sua influência e ideias cheguem no FED.
Assista ao vídeo completo em inglês: