Ontem fomos surpreendidos pelo que os especialistas chamaram de “uma bazooka” de liquidez” anunciada pelo FED de Nova York, uma injeção trilionária. Mas o que isso significa isso para o Bitcoin?
Primeiramente essa injeção está acalmando os mercados. O que isso significa?
Preço do Bitcoin menor no Brasil?
Enquanto o FED tenta injetar essa quantidade absurda de liquidez, as bolsas e índices estão se recuperando. Inclusive o dólar já está em queda em relação ao real.

Com a queda do dólar poderemos esperar um valor do bitcoin um pouco mais baixo, visto que o Brasil não produz btc e o ativo é quase sempre vendido em dólar.
Ou seja, um dólar baixo pode significar um preço menor em reais. Claro, há outros fatores que influenciam o preço do Bitcoin no Brasil e esse é só um deles.
Mais estabilidade para o Bitcoin?
Como o Bitcoin é um ativo de risco, e parece que a tendência do mercado é a busca de liquidez, essa injeção pode ajudar na estabilização no curto prazo no preço do Bitcoin.
E as notícias são boas no longo prazo. Segundo o economista Fernando Ulrich, as medidas de liquidez vão beneficiar a criptomoeda.
Contudo, ele alerta que não é um efeito que será visto imediatamente.
“O Bitcoin para mim é um ativo de proteção muito mais para longo prazo que tem potencial enorme. A gente tá vendo agora as medidas de liquidez dos bancos centrais que vão repercutir no valor da moeda logo mais adiante, não é de imediato….. Isso vai repercutir de forma positiva no Bitcoin”, disse Fernando Ulrich.
Resumidamente, as injeções de liquidez podem beneficiar o mercado de criptomoedas agora (acalmando o mercado) e a longo prazo na desvalorização das moedas fiat.
Mudança de narrativa?
Conforme mostramos anteriormente, a narrativa que o bitcoin é uma reserva de valor se tornou dominante na comunidade do Bitcoin após o fork do Bitcoin Cash.

Talvez, após ser colocado a prova como hedge mundial anti-crise, a narrativa comece a mudar novamente.
Muitos especialistas, como o empresário Roger Ver, acreditam que para as criptomoedas se estabilizarem elas precisam roubar o “marketshare” das moedas fiat (real, euro e dólar).
Contudo, há diversos problemas técnicos para tornar isso uma realidade e manter a descentralização desse tipo de ativo. Uma das possíveis soluções é a Lightning Network, entretanto ela ainda é um experimento instável.
Se essa mudança de narrativa realmente acontecer, poderemos ver mais comércios aceitando bitcoin e uma tentativa da comunidade de espalhar a criptomoeda ainda mais. Conforme noticiado anteriormente, o crescimento de comércios aceitando BTC diminuiu em 2019.
Isso pode ter um impacto positivo no preço, aumentando a demanda pela criptomoeda.
Em suma, apesar do cenário aparentemente caótico, as medidas do FED foram ótimas para as criptomoedas em médio e longo prazo.
E aí, qual será o impacto das medidas do FED no preço do Bitcoin? Deixe sua opinião nos comentários abaixo ou entre na nossa comunidade no Discord!