Nesta quarta-feira (10), o fabricante chinês de hardware de mineração de bitcoin (BTC) Bitmain revelou oficialmente seu novo dispositivo, o Antminer S19 XP.

Durante o evento World Digital Mining Summit 2021, que está sendo realizado em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, a empresa mostrou pela primeira vez como será a nova máquina de mineração, apresentada depois de mais de um ano desde a chegada do S19 Pro.

A máquina de mineração mais poderosa do mercado

O novo dispositivo anunciado pela Bitmain tem uma capacidade de mineração de 140 terahashes por segundo (TH/S), o que seria 36% mais eficiente do que sua versão anterior (S19Pro). 

A princípio, a empresa havia dito que a taxa de hash seria de 150 TH/S, entretanto, em seu lançamento foi anunciado uma capacidade menor. Comparando o design, ambas as máquinas são muito semelhantes.

O FIM DO REAL BANNER
Duas Antiminer, a da esquerda é a velha e a da direita é a S19 XP nova
À esquerda o Antiminer S19Pro e à direita o Antiminer S19 XP – Fonte: Cointimes

Além disso, é conhecido por ter um consumo de energia de 3,1 quilowatts-hora (kWh) e uma eficiência energética de 21,5 joules por terahash (J/TH). Como se isso não bastasse, ele virá integrado com um chip de 5 nanômetros, que é mais rápido do que o chip de 7nm do Antiminer S19Pro. 

Capacidade de mineração das máquinas S19
Comparação entre as máquinas da série S19 – Fonte: Hashrate Index

Com isso, a empresa de mineração Bitmain vai começar a comercializar a mais poderosa máquina de mineração de Bitcoin do mercado cripto. Por enquanto, o produto está disponível para reservas na plataforma da Minerset

As máquinas que mineram criptomoedas pelo mundo utilizam, em sua maioria, chips de 7 nm para o seu funcionamento. Atualmente o mercado é dominado pelas mineradoras ASIC (Circuitos Integrados de Aplicação Específica) desenvolvidas especialmente para este trabalho.

Embora um tanto negligenciada, a inovação trazida aos equipamentos de mineração de bitcoin também é uma explicação chave para o porquê da atividade de mineração ter evoluído ao longo dos anos para uma indústria multibilionária.

Leia Mais: 

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br