O desenvolvedor do hiper-popular videogame Fortnite, Epic Games, entrou com uma ação contra a Apple por supostamente monopolizar o mercado de pagamentos no aplicativo, barrando efetivamente “inovações” como pagamentos em bitcoin.

O processo alega que a Apple está agindo de forma anticoncorrencial ao impor uma taxa “opressiva” de 30% sobre as vendas de aplicativos e banindo processadores de pagamentos de terceiros de sua plataforma, prejudicando a inovação.

De acordo com a Epic Games, concorrentes processadores de pagamento dentro dos aplicativos poderiam aceitar criptomoedas, entre outros recursos. O processo diz:

“Essas inovações poderiam incluir, por exemplo, meios alternativos de pagar por compras dentro dos apps de conteúdo internos – que a Apple não oferece – como cobrança para a operadora de celular do cliente, aceitar Bitcoin ou outras criptomoedas, oferecer pontos de recompensa aos clientes, ou fornecer mais de um processador de pagamento no aplicativo.”

A Epic Games não está pedindo dinheiro à Apple e, em vez disso, está exigindo que o Tribunal do Distrito Norte da Califórnia proíba a empresa de agir de maneira anticompetitiva e acabar com o que chamou de estrangulamento do gigante da tecnologia sobre os pagamentos dentro de aplicativos.


Quer ganhar Bitcoins?
A gente te ajuda nisso.
Abra uma conta grátis!


 

O processo acontece no momento em que a Epic Games lança uma campanha de mídia social contra a Apple, que proibiu seu jogo Fortnite da App Store.

A empresa está promovendo a hashtag “#FreeFortnite” (Libere o Fortnite) nas redes sociais e lançou um vídeo chamado “Nineteen Eighty-Fortnite”, que é uma paródia do icônico comercial da Apple de 1984 que apresentou o computador Macintosh original.

A Apple disse em um comunicado que a Epic Games atualizou seu aplicativo Fortnite com um recurso que “não foi revisado pela Apple” e o fez “com a intenção expressa de violar as diretrizes da App Store em relação aos pagamentos internos que se aplicam a todos os desenvolvedores que vendem produtos digitais, bens ou serviços.”

A Forbes relatou que o Fortnite adicionou uma opção “Epic Direct Payment” que dava aos usuários um desconto de 20% sobre o pagamento com Apple Pay. Como seu próprio processo de pagamento, ela contornou a taxa de 30% da Apple e compartilhava a economia com os usuários.

Veja também: Fortnite adiciona “acidentalmente” criptomoeda Monero


BitPreço, o maior marketplace da América Latina. Compare os preços das principais exchanges do Brasil e mundo, e compre Bitcoin, Ethereum e USDT pelo melhor preço sempre.

Crie sua conta grátis agora!