Os jogos que utilizam blockchain chegaram às campanhas políticas, o recém-eleito governador da província de La Guaira na Venezuela fez sua sua campanha baseada em jogos digitais e criptomoedas.
Jose Alejandro Teran, político chavista, foi eleito governador neste domingo (21) prometendo apoio à nova economia digital, em particular, às criptomoedas.
“Sou jovem e acredito na economia digital, sinto que ao ajudar os jovens a construir múltiplas fontes, garantimos estabilidade econômica para suas famílias”
Empregos com Axie e criptomoedas
Um dos planos mais comentados de Teran, foi o de distribuir empregos através do jogo estilo play-to-earn (jogue para ganhar) Axie Infinity.
“Vamos criar 1000 empregos no meu primeiro ano de gestão digital, 300 deles nos primeiros 100 dias de governo, são uma meta concreta que e juntos faremos isso possível.” – disse Alejandro.
Além dessa iniciativa, ele pretende criar um Centro de Administração Técnica para Mineração e Administração de Criptoativos:
“Este centro servirá para a formação de nossos bolsistas no mundo NFT, bem como no mundo da mineração e trade… Vamos transformar este centro de treinamento em um pool de talentos que se enche de emprego digital e soluções” – afirmou o político em uma publicação.
O “Bolsa Axie Infinity”, garantiu a vitória do candidato que conquistou 50,12% dos votos pelo partido PSUV.
Entretanto, Alejandro não explicou como vai facilitar o acesso a internet, visto que a Venezuela se encontra no penúltimo lugar em qualidade de conexão mobile com uma velocidade média de apenas 5,64 Mbps.
Problemas econômicos da Venezuela
A Venezuela passa por sérios problemas econômicos, decorrentes de décadas de políticas governamentais desastrosas na economia. Estatizações, fechamento de mercado e confisco de propriedades são algumas delas.
O Axie Infinity, consegue prover rendas que muitas vezes são superiores ao salário mínimo de diversos países em desenvolvimento, incluindo a Venezuela. Esse tipo de emprego é muito comum na China, onde há mais de 1 milhão de pessoas trabalhando exclusivamente para “farmar” (ganhar) tokens de jogos digitais, conforme explicamos na matéria “ Proibidos de minerar bitcoin, chineses ‘mineram’ games em blockchain”.
Leia também: Conheça 5 políticos que se renderam ao Bitcoin