Passfolio

Os jogos que utilizam blockchain chegaram às campanhas políticas, o recém-eleito governador da província de La Guaira na Venezuela fez sua sua campanha baseada em jogos digitais e criptomoedas. 

Jose Alejandro Teran, político chavista, foi eleito governador neste domingo (21) prometendo apoio à nova economia digital, em particular, às criptomoedas. 

“Sou jovem e acredito na economia digital, sinto que ao ajudar os jovens a construir múltiplas fontes, garantimos estabilidade econômica para suas famílias”

Empregos com Axie e criptomoedas

Um dos planos mais comentados de Teran, foi o de distribuir empregos através do jogo estilo play-to-earn (jogue para ganhar) Axie Infinity. 

Passfolio

“Vamos criar 1000 empregos no meu primeiro ano de gestão digital, 300 deles nos primeiros 100 dias de governo, são uma meta concreta que e juntos faremos isso possível.” – disse Alejandro. 

Além dessa iniciativa, ele pretende criar um Centro de Administração Técnica para Mineração e Administração de Criptoativos:

“Este centro servirá para a formação de nossos bolsistas no mundo NFT, bem como no mundo da mineração e trade… Vamos transformar este centro de treinamento em um pool de talentos que se enche de emprego digital e soluções” – afirmou o político em uma publicação. 

O “Bolsa Axie Infinity”, garantiu a vitória do candidato que conquistou 50,12% dos votos pelo partido PSUV. 

Entretanto, Alejandro não explicou como vai facilitar o acesso a internet, visto que a Venezuela se encontra no penúltimo lugar em qualidade de conexão mobile com uma velocidade média de apenas 5,64 Mbps. 

Problemas econômicos da Venezuela

A Venezuela passa por sérios problemas econômicos, decorrentes de décadas de políticas governamentais desastrosas na economia. Estatizações, fechamento de mercado e confisco de propriedades são algumas delas.

O Axie Infinity, consegue prover rendas que muitas vezes são superiores ao salário mínimo de diversos países em desenvolvimento, incluindo a Venezuela. Esse tipo de emprego é muito comum na China, onde há mais de 1 milhão de pessoas trabalhando exclusivamente para “farmar” (ganhar) tokens de jogos digitais, conforme explicamos na matéria “ Proibidos de minerar bitcoin, chineses ‘mineram’ games em blockchain”.

Leia também: Conheça 5 políticos que se renderam ao Bitcoin

Passfolio