Sabe de qual mercado estamos falando, com um crescimento tão expressivo de 0 a 100?
DeFi: Do $0 a $100 bilhões de dólares
O mercado DeFi (Decentralized Finance) passou por um crescimento médio anual que perde apenas pelo crescimento do Bitcoin, que saiu de US $0 a US $1 trilhão em 13 anos (média de ~$76 bilhões ao ano).
Quem nos apresenta esta métrica incrível a respeito da indústria das Finanças Descentralizadas, é o mais recente relatório publicado pela a16z.

No gráfico, com dados coletados do portal Defillama, vemos um Valor Total Bloqueado (TVL) que sai de pouco mais de zero dólares, supera os US $200 bilhões e no momento se encontra estacionado pouco acima dos US $100 bilhões.
Parte deste recuo de cerca de 50% do final de 2021 para a metade de 2022 está alinhado a um grande movimento econômico global, onde diversos mercados estão sofrendo com perdas drásticas. Isso vale para DeFi, para outras criptomoedas (como o BTC) e também para bolsas de valores e ações.
Saiba mais: Um estudo em vermelho: O inverno cripto de 2018 e o que podemos aprender com ele
A velocidade de crescimento do mercado DeFi surpreendeu muitos investidores e colocou grandes projetos em evidência, competindo (e colaborando) para conseguir mordiscar uma parte de todo este capital que passou a entrar neste novo ecossistema altamente disruptivo para os sistemas financeiros como nós conhecemos.
O grande sucesso desta tecnologia está na descentralização sobre a custódia de ativos, aplicações financeiras e capacidade de troca, sem a necessidade de um prestador de serviço central – como as exchanges, por exemplo.
O mercado DeFi também oferece uma transparência sobre rendimentos que obedecem verdadeiramente as leis econômicas de oferta e demanda, através das Pools de Liquidez (LPs) que precifica ativos em relação aos seus pares, de acordo com a liquidez disponível destes ativos perante o outro, que está sendo trocado.
Mesmo com um crescimento geral tão expressivo, a maior parte dele ocorreu em um período de tempo ainda menor que dois anos, já que observamos no gráfico, uma onda de alta bastante agressiva a partir de julho de 2021, até o pico. Criando um crescimento acelerado de US $100 bilhões que ocorreu em pouco menos de 6 meses.
Leia mais: