Há menos de 5 anos ninguém poderia imaginar que as maiores empresas do mundo estariam criando suas próprias criptomoedas. Aliás esse era um sonho morto depois de 1998, como eu conto no .DOC abaixo:

Agora é a vez do “Facebook da Rússia” criar sua própria criptomoeda, o gigante VK.com criará sua prórpia criptomoeda. Ela sera usada para compra de bens virtuais no a aplicativo e reward para postagens.

A moeda digital do VK irá também integrar seu serviço de pagamento, o VK Pay; Parte dessas moedas seria doada para escritores e para os participantes da rede social, como uma forma de incentivo.

Telegram x VK

O VK foi criado por Pavell Durov, o mesmo fundador do Telegram. Entretanto, por não querer entregar os dados de opositores políticos para o governo russo ele foi obrigado a vender sua participação na companhia.

A nova moeda do VK seria uma competidora da criptomoeda do Telegram, a GRAM.

https://cointimes.com.br/investidor-da-criptomoeda-do-telegramgram-diz-que-90-do-projeto-esta-pronto/

A RNS, plataforma de notícias russa, disse que o VK não confirmou o lançamento do projeto. Apesar disso, com tantos competidores entrando nesse mercado, parece pelo menos importante ter algum projeto nessa área.